Curso prepara novos servidores para o serviço público estadual 23/09/2019 - 18:03

Os novos servidores estaduais iniciaram nesta segunda-feira (23) o Curso de Integração Funcional promovido pela Escola de Gestão do Paraná (EGP). Esta é a primeira vez que o Estado organiza uma formação de caráter sistêmico, para preparar os novos servidores públicos para suas atividades no poder executivo estadual.

Aprovados no concurso 79/2017 e empossados através do decreto 2505/2019, os servidores atuarão nas secretarias da Administração, Planejamento e Controladoria Geral do Estado. São funcionários que integrarão o Quadro Próprio do Poder Executivo Estadual (QPPE) e ocuparão funções de nível superior e médio, exercendo atividades de contador, administrador, economista e técnico administrativo.

De acordo com João Victor Martins, chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, com o crescimento do número de aposentados no Estado, há uma defasagem no número de servidores e houve a preocupação da atual administração em prepará-los para o início de suas atividades públicas.

“Esta é a primeira vez que o Paraná organiza um curso de integração funcional. A estrutura organizacional do poder executivo estadual é grande e complexa. Então, se os servidores têm esta visão inicial e ampla sobre o que cada secretaria faz, eles entram com o pé direito para prestar um serviço público de qualidade”, explica Martins.

Andrea Fernandes é uma das novas servidoras que vai atuar na Secretaria de Planejamento. Formada em Administração, ela afirma que trabalhar em um órgão público propicia maior estabilidade, além de permitir que o servidor se torne útil para a sociedade de forma geral. “Você passa a verificar como funciona internamente a máquina pública, obtendo uma visão mais abrangente do que é o serviço público”, afirma.

Franciele Ribas Ferreira também está fazendo o curso. “Antes de escolher as vagas, fui até os setores e as secretarias. A Seap me interessou logo de início, fui muito bem recebida”, conta. “Os cursos estão agregando muito para termos uma noção maior do que é o Estado e para entendermos o papel que desenvolveremos”, acrescenta.

FORMAÇÃO – Ao todo, o curso de formação terá duração de 80 horas. Os novos servidores terão a oportunidade de conhecer a organização e a estrutura da administração pública estadual, os direitos e deveres dos servidores, a forma de organização do Estado do Paraná, os instrumentos de planejamento, como o Plano Plurianual (PPA), e execução orçamentária (Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual), dentre outros assuntos, visando que o novo servidor seja integrado ao ambiente de trabalho e conheça as funções e atribuições da Secretaria em que atuará.

Além disso, as unidades de recursos humanos de cada secretaria estão analisando o histórico funcional dos novos funcionários para melhor direcioná-los às divisões e unidades em cada uma das secretarias.

Os 96 novos servidores estaduais assistirão aulas por duas semanas. O curso acontece no auditório da Procuradoria-Geral do Estado, em Curitiba.

GALERIA DE IMAGENS