Paraná é destaque em revista nacional 29/11/2019 - 12:26

O Paraná foi destaque na revista do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad). A reforma administrativa promovida pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior e os avanços obtidos com a adoção do e-protocolo foram apresentadas como boas práticas em andamento no estado do Paraná.

A publicação foi lançada durante o 112º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração e Fórum Conjunto do Conselho Nacional de Secretário de Administração e do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento que acontece nesta sexta-feira (29) no Rio de Janeiro.

O diretor-geral da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), Bráulio Cesco Fleury, representou o secretário Reinhold Stephanes no evento. “Este fórum é importante porque permite a troca de experiências, o conhecimento de boas práticas adotadas nos demais estados e contribuir com as nossas ações de sucesso também é muito relevante”, disse.

A secretária especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, Débora Virgínia Macedo Arôxa, participou da abertura do evento e ressaltou a importância do fórum para a discussão de ações profícuas e efetivas. “Não há como estruturar ações de reformas sem ouvir os estados. Vamos iniciar as discussões do pacto federativo e a presença do Consad nesta discussão vai permitir que estruturemos um diálogo mais proativo”, disse.

O governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, também participou do encontro. “É preciso ter coragem para inovar e quebrar paradigmas, principalmente na administração pública”, disse.

Desde início da semana, o evento reuniu técnicos das secretarias de administração e de planejamento de todo o país para discutir temas da administração pública e do planejamento em grupos de trabalho temáticos. O objetivo dos grupos é traçar diretrizes e estabelecer métricas para que os estados avancem e se modernizem.

Participaram também da abertura do evento o secretário de estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, e a secretária de estado do Planejamento e Orçamento do Maranhão e presidente do Conseplan, Cynthia Mota Lima.