Quadro Próprio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater

Estrutura do Quadro

O Quadro Próprio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater é composto pelas seguintes carreiras:

  • Profissional de Extensão Rural, composta pelo cargo de Profissional de Extensão Rural – APER com 11 (funções) singulares.
  • Técnica de Extensão Rural, composta pelo cargo de Técnico de Extensão Rural – ATER com a função multiocupacional Extensionista Especializado.


Fundamentação Legal

  • Lei n.° 17.451/12 - Dispõe sobre o Quadro Próprio Instituto Paranaense de Assistência Técnica Extensão Rural – Emater.


Carga Horária
A carga horária semanal será de 40 (quarenta) horas semanais, conforme previsto no art. 12 da Lei n.° 17.451/12. Também o Decreto n.° 4.345/05 determina o cumprimento da carga horária de 40 (quarenta) horas semanais.

Desenvolvimento na Carreira
O desenvolvimento nas carreiras da Emater acontecerá por meio dos institutos de progressão e promoção.

A progressão é a passagem para a referência de subsídio imediatamente superior, atendendo critérios estabelecidos. Previsão legal no art. 15 da Lei n.° 17.451/12.

A promoção é a passagem para classe imediatamente superior e para a referência de subsídio correspondente ao tempo completo do servidor. Previsão legal nos artigos 17, 18, 19, 20, 21 da Lei n.° 17.451/12.