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CPE - AAB - Módulo Inventário de Bens por Coletor

Inventário de Bens Patrimoniais com o apoio de Coletores de Dados


O inventário de Itens por coletor de dados é uma opção disponibilizada aos usuários do sistema AAB – Administração de Bens Móveis do Estado do Paraná que possuam os equipamentos coletores de dados.
Neste sítio estão disponíveis, além do Manual do Usuário com o detalhamento do roteiro para a coleta, os softwares que serão necessário para a operacionalização do coletor (para os ambientes Windows e Linux) e um resumo do processo a ser aplicado para o Inventário de Itens com o uso de coletores de dados.

  • Ambiente Windows:
  • Ambiente Linux - distribuição DEBIAN:
    • Os softwares específicos  para o ambiente Linux deverão ser buscados diretamente no repositório do Estado do Paraná  para o ambiente Linux


Resumo do processo a ser aplicado ao Inventário de Itens com o uso de Coletor de Dados:


O inventário de itens por coletor de dados será iniciado pela definição do Inventário no sistema AAB. O administrador do AAB no órgão deverá cadastrar no AAB o inventário a ser executado e quais as Unidades Administrativas - UA que deverão ser inventariadas, assim como definir se será coletada a localização do bem e seu estado de uso.
A partir da definição do inventário no AAB, o sistema automaticamente envia ao e-mail do administrador os arquivos de UA e localizações, se for o caso, para que estes arquivos sejam carregados no coletor de dados.

Os arquivos de UA e localização deverão ser transmitidos para o coletor de dados para que possa ser iniciado o processo de levantamento físico de dados de inventário.
De posse do coletor o inventariante deverá visitar as UA e coletar, pela leitura do código de barras afixado nos itens de patrimônio, os itens existentes em cada UA/localização.
Nos casos de etiquetas de numeração que estejam danificadas e que não possam ser lidas pelo equipamento de coleta deverá ser digitado o número a partir do teclado existente no coletor.

Encerrada a coleta, ou a qualquer momento que operador do coletor desejar, poderão ser descarregados os dados coletados para serem transmitidos e processados pelo sistema AAB. Para descarregar os dados o inventariante deverá se conectar a um microcomputador com acesso à internet e descarregar o arquivo de itens coletados em um diretório pré-definido e anexá-lo a um e-mail com destinatário fixo (celserv@celserv.pr.gov.br).

Quando os computadores da CELEPAR receberem o arquivo enviado por e-mail, iniciar-se-á um processo, automático, de carga dos dados no sistema AAB, sendo feitas as consistências básicas sobre o arquivo com retorno de erros ao usuário de envio.
O administrador de inventário do órgão será notificado, por e-mail, sobre as cargas realizadas e poderá dar início ao tratamento dos dados de inventário.

No AAB, o administrador passará ao processo de validação dos dados de inventário pela comparação dos dados coletados com a posição atual de cada item no sistema AAB. Serão listadas as inconsistências e deverão ser feitas as movimentações necessárias para a adequação dos dados do AAB ao inventário. O processo poderá ser repetido até que todos os dados estejam adequados ou o operador considere como concluído o processo.
Os dados coletados nos processos de Inventário Físico de Bens serão armazenados pelo sistema AAB por 5 anos.

O detalhamento deste processo encontra-se descrito no  Manual do Usuário - AAB - Módulo Coletor .

Para maiores informações entrar em contato com a SEAP/CPE  fone 3313-6099.
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