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01/11/2018

Tecnologia moderniza gestão do patrimônio do Estado

Neste mês de novembro, os quase 5 mil imóveis pertencentes ao Governo do Estado estarão com informações cadastrais atualizadas eletronicamente. O sistema substitui velhos fichários e pastas suspensas que por mais de seis décadas guardavam os dados, dificultando o controle e a administração dos bens.

A gestão eletrônica dos imóveis é uma iniciativa da Coordenadoria do Patrimônio do Estado (CPE), unidade da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, com o apoio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). O projeto tem financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) – uma das instituições que integram o Banco Mundial.

O trabalho conjunto permitiu o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de atualizar e organizar a documentação. Assim, foi criado o Sistema de Gestão de Patrimônio Imobiliário (GPI), que está amparado no decreto 5279, de 2012.

"O GPI armazena os arquivos individuais e digitalizados, contendo documentos, informações, localização, plantas, croquis, fotos e outros detalhes", explica a coordenadora da CPE, Marta Cristina Guizelini.

Com isso, agora é possível saber rapidamente se o imóvel está desocupado, quem usava, quais as condições da edificação, a situação cartorial, a localização e outros pormenores. "Isso facilita a tomada de decisão no que concerne ao planejamento e controle das necessidades de imóveis no Estado, incluindo questões relacionadas à doação, alienação, cessão, locação, usucapião e ocupação ilegal, entre outras", destaca a coordenadora do CPE.
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