Divisão de Coordenação Administrativa – DCA
A Divisão de Coordenação Administrativa (DCA) coordena as atividades e formação dos GAS's quanto as suas competências, e faz a análise e formação de subsídio de informações do comportamento das despesas administrativas ao Secretário para tomada de decisões.
CHEFE DA DIVISÃO
Lorena Teresinha Frigo
lorenafrigo@seap.pr.gov.br | (41) 3313-6239
Designada para responder como Chefe do DCA a partir de 16/08/2021, por meio da
AVISOS do ano de 2022
- (numeração retificada)
(numeração retificada)
-
Retificado
-
Retificado
-Retificado
-
Avisos de Anos Anteriores
Alterado
-
Retificado
-Editado
-
DETO - Departamento de Gestão do Transporte Oficial
Lista dos Grupos Administrativos Setoriais - GAS da Administração Direta (atualizado em maio/2022)
Sabrina Acioli de Lima - Assistente - sabrinaacioli@ccivil.pr.gov.br - (41) 3350-2421
Silmara Bruneri (Seção de Patrimônio e Logística) - spl-cm@casamilitar.pr.gov.br - (41) 3350-2542
Evaldo Rodrigues de Barros - Chefe - evaldobarros@cge.pr.gov.br - (41) 3883-4007
Gunther Furtado - Analista(DCA) - gunther.furtado@defensoria.pr.def.br - (41) 3313-7318
Jeferson Wanderley - Supervisor(DCA) - jeferson.wanderley@defensoria.pr.def.br - (41) 3313-7313
Danieli Amorim - Supervisor(DIF) - danieli.amorim@defensoria.pr.def.br - (41) 3313-7330
Eduardo Bley - Analista(DIF) - eduardo.bley@defensoria.pr.def.br - (41) 3313-7331
E-mail Administrativo - aquisicao@defensoria.pr.def.br
Eloir Germano Machado de Carvalho - Chefe - eloirgmc@pge.pr.gov.br - (41) 3281-6505
Fabiane Bergmann - Assistente - fabiane.bergmann@pge.pr.gov.br - (41) 3281-6502
Josmael Rodney Amin - Chefe - josmaelamin@seab.pr.gov.br - (41) 3313-4070
Sirlei Moraes da Silva - Assistente - sirleimsilva@seab.pr.gov.br - (41) 3313-4071
Elisangela Braz - Chefe - elisangela.braz@seap.pr.gov.br - (41) 3313-6076
Ricardo Lazier - Assistente - ricardo.lazier@seap.pr.gov.br - (41) 3313-6074
Rita Oriana Rolim Chamorro - Chefe - ritarc@secc.pr.gov.br - (41) 3321-4748
Marco José Caetano - Assistente - anachaves@secc.pr.gov.br - (41) 3350-2900
BPP - Biblioteca Pública do Paraná
Ana Rosa Marques Chaves - Auxiliar - anarmc@bpp.pr.gov.br - (41) 3221-4954
Gleoberto Marcondes dos Santos - Chefe - gleoberto.santos@sedest.pr.gov.br - (41) 3304-7733
Jane Beatriz Assunção Ortiz - Assistente - jesse.caetano@secc.pr.gov.br - (41) 3304-4071
Marines Verônica Prado - Chefe - marinesprado@sedu.pr.gov.br - (41) 3250-7252
Everaldo Vell - Assistente - everaldo.vell@sedu.pr.gov.br - (41) 3250-7246
Fabiola de Fátima Barroso Mascarenhas - Chefe - fbmascarenhas@seed.pr.gov.br - (41) 3340-1622 -
Marco Antonio Pereira Gonçalves - Assistente - xxxxxxxxx@seed.pr.gov.br - (41) 3340-5929 -
Renato Germano Cys - Chefe - renato.cys@sefa.pr.gov.br - (41) 3235-8021 -
Bernadete Zeni Borges - Assistente - bernadete.borges@sefa.pr.gov.br - (41) 3235-8025 -
Kelme Simone Truber - Assistente - kelmesimone@sefa.pr.gov.br - (41) 3235-8050 -
/
Fernando Henrique de Farias Vaz Pinto - Chefe - fhenrique@seil.pr.gov.br - (41) 3304-8545
Marcelo Garcia Pereira - Assistente - garcia@seil.pr.gov.br - (41) 3304-8550
Gerson Luiz Charello - Chefe - gersoncharello@sejuf.pr.gov.br - (41) 3210-2821 -
Clayton Schwab Costa - Assistente - claytonsc@sejuf.pr.gov.br - (41) 3210-2828 -
Denise Lopes Teixeira - Chefe - deniseteixeira@sepl.pr.gov.br - (41) 3313-6323
Bruno Aparecido de Oliveira - Assistente - bruno.aoliveira@sepl.pr.gov.br - (41) 3313-6802
Zicleia Maria Schmidt Chevalier - Chefe - zicleiachevalier@sesa.pr.gov.br - (41) 3330-4308
Marlon Caetano Rodrigues - Assistente - marlon.pinto@sesa.pr.gov.br - (41) 3330-4398
Cristiane Alves Garcia da Silva - Chefe - cris_alves@sesp.pr.gov.br - (41) 3313-5906
Marlon Antônio Alves - Assistente - alves.marlon@sesp.pr.gov.br - (41) 3313-1994
Adalberto Serafim de Souza (C.C) - Chefe - aserafim@ccivil.pr.gov.br - (41) 3350-2477
Lucy Weyand Soares (SETI) - Assistente - lwsoares@seti.pr.gov.br - (41) 3281-7380
Gestores de Contratos - Sociedades de Economia Mistas
PESQUISA DOS/DCA - novembro/2021
Vigência da Pesquisa: finalizada dia 19 de novembro de 2021
Divulgação dos dados: 23 de novembro de 2021 (ver o aviso n.º 23_2021)
Intenção Precípua: Verificar a necessidade de incluir mais alguma informação na INSTRUÇÃO NORMATIVA DOS/DCA (EM EDIÇÃO), bem como, promover futuras ações com o intuito de amenizar e, até mesmo, dirimir eventuais dúvidas quanto aos processos e sistemas empregados por este Departamento.
PRIMEIRA REUNIÃO DOS/DCA - novembro/2021
Ocorreu no dia 26 de novembro de 2021
Participantes da SEAP: Márcia Blassius (DOS), Alaur (DGC), Mário (DTIC) e Lorena (DCA)
Participantes dos GAS's: Chefias da Adm Direta e Indireta e demais entidades autárquicas, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.
Obs. o link da reunião foi disponibilizado por e-mail
1. Qual o objetivo do Decreto 8.968/2021?
Mobilizar os servidores públicos para promover a redução do consumo de energia elétrica no âmbito da Administração Pública Estadual a fim de cooperar neste momento de crise, bem como reduzir os valores despendidos pelos cofres públicos para essa finalidade (....).
Decreto n.º 8.968, 6 de outubro de 2021 (
)
2. O que é o GMRCE?
É o Grupo de Monitoramento da Redução de Consumo de Energia – GMRCE.
Conforme previsto no referido Decreto, art. 6º, " os órgãos, as entidades e demais instituições constituirão em seu âmbito Grupos de Monitoramento da Redução de Consumo de Energia – GMRCE para assessorar e monitorar os servidores na adoção das medidas para a redução do consumo de energia elétrica".
Assim sendo:
a. cada GMRCE deverá ser criado no prazo de 10 dias da entrada em vigor deste Decreto, por meio de ato normativo próprio;
b. cada órgão deverá contar com, no mínimo, um GMRCE;
c. a manutenção dos GMRCE será obrigatória até 30 de julho de 2022;
d. os GMRCE serão formados por 3 membros, sendo um deles Presidente e outro Relator.
Obs. As Superintendências, bem como a Administração Pública Autárquica e Fundacional poderão compartilhar o mesmo GMRCE do órgão ao qual estiverem vinculadas.
3. Depois que eu crio o GMRCE, preciso avisar a SEAP?
Sim. Após cada órgão, entidade e demais instituições constituir em seu âmbito o mencionado grupo (GMRCE), encaminhar o ATO NORMATIVO para o Presidente do GMRCE da SEAP, digo, Lorena T. Frigo, e-mail, lorenafrigo@seap.pr.gov.br.
4. Eu preciso apresentar algum relatório?
Sim, chama-se Relatório Parcial Mensal (
)
4.1 Para que serve esse Relatório?
Serve para demonstrar a adoção das diretrizes e a redução do consumo de energia elétrica, para difusão das práticas adotadas pelos entes públicos.
4.2 Prazo para apresentar o Relatório?
O Relatório Parcial Mensal: apresentar no último dia útil de cada mês.
O Relatório Conclusivo: no último dia útil do mês seguinte ao encerramento do prazo estipulado no art. 3º do referido Decreto. O prazo de encerramento é julho de 2022, ou seja, a apresentação se dará em agosto de 2022.
4.3 Para quem eu envio o Relatório?
a. Para a SEAP:
Responsável: Lorena T Frigo (presidente do GMRCE)
E-mail: lorenafrigo@seap.pr.gov.br
b. Com cópia para a CASA CIVIL:
E-mails: aserafim@ccivil.pr.gov.br e laurabs@ccivil.pr.gov.br
Maiores informações, favor consultar o AVISO 22/2021, bem como o Decreto 8.968/2021.
Primeira Reunião do GMRCE:
Ocorreu no dia: 29/11/2021 - 9h:30min - Palácio das Araucárias (Presencial)
Participantes: GMRCE
Ata da Reunião
Segunda Reunião do GMRCE:
Ocorreu no dia: 15/12/2021 - 9h:30min - WebConf (gravada) /Link enviado por e-mail aos GAS's e ao GMRCE
Participantes: GAS's da Administração Direta e Indireta e GMRCE
Pontos Focais:
a. As diretrizes gerias do Decreto 8.968/2021;
b. Compartilhar e disseminar as estratégias de sucesso no combate ao desperdício de energia elétrica.