Divisão de Coordenação Administrativa – DCA

A Divisão de Coordenação Administrativa (DCA) coordena as atividades e formação dos GAS's quanto as suas competências, e faz a análise e formação de subsídio de informações do comportamento das despesas administrativas ao Secretário para tomada de decisões.


 
Equipe

    CHEFE DA DIVISÃO

 

Lorena Teresinha Frigo
lorenafrigo@seap.pr.gov.br | (41) 3313-6239

Designada para responder como Chefe do DCA a partir de 16/08/2021, por meio da Resolução SEAP n.º 11.963_2021

 
Avisos 2021

Aviso 01/2021: Faturamento Janeiro de 2021 dos Contratos Com. Dados - Copel Telecom

Aviso 02/2021: Retomada da Ata SRP PE 647/2018 de Reprografia

Aviso 03/2021: Dilação de Validade da Ata SRP 647/2018 de Reprografia

Aviso 04/2021: Divulgação do Índice de Repactuação de Serviços de Limpeza, Asseio e Conservação

Aviso 05/2021: Divulgação do Índice de Repactuação de Serviços de Vigilância Ostensiva, Armada e Desarmada

Aviso 06/2021: Divulgação do índice de repactuação da Ata SRP PE 438/2017 de serviços de Vigilância ostensiva, armada e desarmada

Aviso 07/2021:Divulgação de índice de repactuação das Atas SRP PE 929/2017 e 1314/2017 de Limpeza, Asseio e Conservação

Aviso 08/2021: Orientação sobre Faturamento do SRP PE 1160/2019 de Telefonia Móvel Pessoal

Aviso 09/2021: Divulgação do índice de repactuação PE 462/2017 e 661/2016

Aviso 10/2021: Divulgação do índice de repactuação PE 975/2020 (Lote 01, 02, 03, 04 e 06)

Aviso 11/2021: Divulgação da Informação PGE/PRC 510/21 ( Afastamento Gestante) e do Parecer Referencial PGE 002/21 ( Lei Estadual n.º 20.170/2020) - Alterado

Aviso 12/2021: Divulgação do Índice de Repactuação PE 975/2020 (Lote 05 e 07)

Aviso 13/2021: Orientação Gestores e Fiscais

Aviso 14/2021: Divulgação de Curso LGPD

Aviso 15/2021: Convocação Para Participar de Curso - PIPCP

Aviso 16/2021: Curso sobre o GMS - Materiais e Serviços - Módulo Contratos

Aviso 17/2021: Divulgação do Índice de Repactuação Limpeza 2021 (PE 269-2019) - VIA NOVA

Aviso 18/2021: Divulgação do Índice de Reajuste de Reprografia (P.E. 647_2018) - Retificado

Aviso 19/2021: Divulgação do Fluxograma de Processos DOS  - Editado

Aviso 20/2021: Divulga Instrução a respeito da Telefonia - Oi S/A

Aviso 21/2021: Divulgação do Ofício Circular nº 03_2021 (Regularização de Débitos de Imóveis do Estado do PR)

Aviso 22/2021: Divulgação do Decreto 8.968 de 06 outubro de 2021 - Institui diretrizes para a redução do consumo de energia elétrica no âmbito da Administração Pública Estadual e de outras.

Aviso 23_2021: Pesquisa (feedback) dos GAS's da Adm Direta e Indireta com Resultado_novembro 2021

Aviso 24_2021: Resolução Conjunta n.º 16_2021 SEFA/SEAP de 04 de novembro de 2021

Aviso 25_2021: Divulgamos o Índice de Reajuste para Telefonia Fixa (Contratos Oriundos do PE 867_2015 e 225_2016)

Aviso 26_2021: Pesquisa pela Necessidade de Contratação de Outros Postos de Trabalho( serviços de mão de obra especializada)

Anexo I do Aviso 26_2021 ( Formulário da Pesquisa) 

 
Avisos 2020

Aviso 001/2020: Divulgação do Índice de Repactuação Tel Fixa Oi 2019

Aviso 002/2020: SEAP - 9º Termo de Apostilamento COPEL TELECOMUNICAÇÕES

Aviso 003/2020: Divulgação dos Índices de Reajuste de Reprografia - PE 647/2018

Aviso 03A - Errata Divulgação dos Índices de Reajuste de Reprografia-PE 647/2018

Aviso 003/2020: SEAP Anexos

Aviso 004/2020: SEAP contra DENGUE

Aviso 005/2020: Comunicado Geral SEAP

Aviso 005/2020: SEAP Anexos

Aviso 006/2020: SEAP Concenção do Cororonavirus COVID_19

Aviso 007/2020: SEAP Comunicado COPELTELE Orgãos Sob Lei Federal N° 13.303/2016

Aviso 008/2020: SEAP Nova Licitação de Comunicação de Dados

Aviso 009/2020: SEAP Faturamento Terceirizados COVID 19

Aviso 09A/2020: SEAP Para Entendimento do Parecer Referencial 02/2020 PGE

Aviso 010/2020: SEAP Resolução N°30/2020 CGE Dispensa De Licitação

Aviso 010/2020: SEAP Anexos

Aviso 011/2020: SEAP Divulgação do Índice de Repactuação em Vigilância 2020.

Aviso 011/2020 Anexos

Aviso 11A/2020 - SEAP DIVULGAÇÃO DO ÍNDICE DE REPAC. EMP. VIGILÂNCIA Complenetar 2020.

Aviso 012/2020: SEAP Envio de Processos a SEAP/DOS/DGC

Aviso 013/2020: SEAP Contratos Alterados pelo COVID 19

Aviso 014/2020: SEAP Divulgação Decreto 5394/2020 Alteração DEC. 4189/2016

Aviso 015/2020: SEAP Divulgação dos Índices de Reajuste de Reprografia P.E. 647/2018

Aviso 016/2020: SEAP Divulgação do Índice de Repactuação Empresa de Limpeza 2020

Aviso 017/2020: SEAP - Divulgação do Contido no Decreto 5880-2020

Aviso 017/2020: Anexo aviso 17- Decreto 10656

Aviso 018/2020: SEAP - Divulgação Atualização GMS

Aviso 019/2020:SEAP - Divulgação do Índice de Repactuação Emp. Limpeza 2020 - Pontual

Aviso 020/2020: SEAP Divulgação do Índice de Repactuação Tel. Fixa 2020

Aviso 021/2020: SEAP Orientação Apostilamento CAGED E SOCIAL

 
Grupos Administrativos Setoriais - GAS (atualizado em novembro de 2021)
 
CC – Casa Civil
Gustavo Garcia Pasqual - Chefe - gustavogp@ccivil.pr.gov.br - (41) 3350-2578
Sabrina Acioli de Lima - Assistente - sabrinaacioli@ccivil.pr.gov.br - (41) 3350-2421
 
 CM - Casa Militar 

Silmara Bruneri (Seção de Patrimônio e Logística) - spl-cm@casamilitar.pr.gov.br - (41) 3350-2542

 
 CGE - Controladoria-Geral do Estado

Evaldo Rodrigues de Barros - Chefe - evaldobarros@cge.pr.gov.br - (41) 3883-4007

 
 DPE – Defensoria Pública do Estado do Paraná

Gunther Furtado - Analista(DCA) - gunther.furtado@defensoria.pr.def.br  - (41) 3313-7318

Jeferson Wanderley - Supervisor(DCA) - jeferson.wanderley@defensoria.pr.def.br - (41) 3313-7313

Danieli Amorim - Supervisor(DIF) - danieli.amorim@defensoria.pr.def.br - (41) 3313-7330

Eduardo Bley - Analista(DIF) - eduardo.bley@defensoria.pr.def.br - (41) 3313-7331

E-mail Administrativoaquisicao@defensoria.pr.def.br 

 
 PGE – Procuradoria Geral do Estado

Eloir Germano Machado de Carvalho - Chefe - eloirgmc@pge.pr.gov.br - (41) 3281-6505
Fabiane Bergmann -  Assistente - fabiane.bergmann@pge.pr.gov.br - (41) 3281-6502

 
 SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento

Josmael Rodney Amin - Chefe - josmaelamin@seab.pr.gov.br - (41) 3313-4070
Sirlei Moraes da Silva - Assistente - sirleimsilva@seab.pr.gov.br - (41) 3313-4071

 
 SEAP – Secretaria de Estado da Administração e da Previdência

Elisangela Braz - Chefe - elisangela.braz@seap.pr.gov.br - (41) 3313-6076
Ricardo Lazier - Assistente - ricardo.lazier@seap.pr.gov.br - (41) 3313-6074

 
 SECC – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura

Rita Oriana Rolim Chamorro - Chefe - ritarc@secc.pr.gov.br - (41) 3321-4748
Marco José Caetano - Assistente - anachaves@secc.pr.gov.br - (41) 3350-2900

BPP - Biblioteca Pública do Paraná

Ana Rosa Marques Chaves - Auxiliar - anarmc@bpp.pr.gov.br - (41) 3221-4954

 
 SEDEST – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo

Gleoberto Marcondes dos Santos  - Chefe - gleoberto.santos@sedest.pr.gov.br - (41) 3304-7733
Jane Beatriz Assunção Ortiz - Assistente - jesse.caetano@secc.pr.gov.br - (41) 3304-4071

 
 SEDU – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano

Marines Verônica Prado - Chefe - marinesprado@sedu.pr.gov.br - (41) 3250-7252
Everaldo Vell - Assistente - everaldo.vell@sedu.pr.gov.br - (41) 3250-7246

 
 SEED – Secretaria de Estado da Educação e do Esporte

Paulo Roberto Falcão - Chefe - paulo.falcao@seed.pr.gov.br - (41) 3340-1622
Fabiola de Fátima Barroso Mascarenhas - Assistente - fbmascarenhas@seed.pr.gov.br - (41) 3340-5929

 
 SEFA – Secretaria de Estado da Fazenda

Bernadete Zeni Borges - Chefe - bernadete.borges@sefa.pr.gov.br - (41) 3235-8023
Emerson Luiz dos santos - Assistente - guinho@sefa.pr.gov.br - (41) 3235-8050

 
 SEIL – Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística

Fernando Henrique de Farias Vaz Pinto - Chefe - fhenrique@seil.pr.gov.br - (41) 3304-8545
Marcelo Garcia Pereira - Assistente - gracia@seil.pr.gov.br - (41) 3304-8550

 
 SEJUF – Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho

Gerson Luiz Charello - Chefe - gersoncharello@sejuf.pr.gov.br - (41) 3210-2821
Clayton Schwab Costa - Assistente - claytonsc@sejuf.pr.gov.br - (41) 3210-2828

 
 SEPL – Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes

Denise Lopes Teixeira - Chefe - deniseteixeira@sepl.pr.gov.br - (41) 3313-6323
Bruno Aparecido de Oliveira - Assistente - bruno.aoliveira@sepl.pr.gov.br - (41) 3313-6802

 
 SESA – Secretaria de Estado da Saúde

Zicleia Maria Schmidt Chevalier - Chefe - zicleiachevalier@sesa.pr.gov.br - (41) 3330-4308
Marlon Caetano Rodrigues - Assistente - marlon.pinto@sesa.pr.gov.br - (41) 3330-4398

 
 SESP – Secretaria de Estado da Segurança Pública

Cristiane Alves Garcia da Silva - Chefe - cris_alves@sesp.pr.gov.br - (41) 3313-5906
Marlon Antônio Alves - Assistente - alves.marlon@sesp.pr.gov.br    - (41) 3313-1994

 
 SETI/Casa Civil – Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Adalberto Serafim de Souza - Chefe - aserafim@ccivil.pr.gov.br - (41) 3350-2477
Lúci Weyand Soares - Assistente - lwsoares@seti.pr.gov.br - (41) 3281-7380

 

 
 Notícias 
 
 PESQUISA DOS/DCA - novembro/2021

 

PESQUISA DOS/DCA

PESQUISA DOS/DCA - novembro/2021

Vigência da Pesquisa: finalizada dia 19 de novembro de 2021

Divulgação dos dados: 23 de novembro de 2021 (ver o aviso n.º 23_2021)

Intenção Precípua: Verificar a necessidade de incluir mais alguma informação na INSTRUÇÃO NORMATIVA DOS/DCA (EM EDIÇÃO), bem como, promover futuras ações com o intuito de amenizar e, até mesmo, dirimir eventuais dúvidas quanto aos processos e sistemas empregados por este Departamento.

 
 REUNIÃO DOS/DCA - novembro/2021
REUNIÕES

PRIMEIRA REUNIÃO DOS/DCA - novembro/2021

Ocorreu no dia 26 de novembro de 2021

Participantes da SEAP: Márcia Blassius (DOS), Alaur (DGC), Mário (DTIC) e Lorena (DCA)

Participantes dos GAS's: Chefias da Adm Direta e Indireta e demais entidades autárquicas, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

Obs. o link da reunião foi disponibilizado por e-mail

 

 
Decreto n.º 8.968_2021 (Economia de Energia)

1. Qual o objetivo do Decreto 8.968/2021?

Mobilizar os servidores públicos para promover a redução do consumo de energia elétrica no âmbito da Administração Pública Estadual a fim de cooperar neste momento de crise, bem como reduzir os valores despendidos pelos cofres públicos para essa finalidade (....).

Decreto n.º 8.968, 6 de outubro de 2021 ( clique aqui )

 

2. O que é o GMRCE?

É o Grupo de Monitoramento da Redução de Consumo de Energia – GMRCE.

Conforme previsto no referido Decreto, art. 6º, " os órgãos, as entidades e demais instituições constituirão em seu âmbito Grupos de Monitoramento da Redução de Consumo de Energia – GMRCE para assessorar e monitorar os servidores na adoção das medidas para a redução do consumo de energia elétrica".

Assim sendo:

a. cada GMRCE deverá ser criado no prazo de 10 dias da entrada em vigor deste Decreto, por meio de ato normativo próprio;

b. cada órgão deverá contar com, no mínimo, um GMRCE;

c. a manutenção dos GMRCE será obrigatória até 30 de julho de 2022;

d. os GMRCE serão formados por 3 membros, sendo um deles Presidente e outro Relator.

 

Obs. As Superintendências, bem como a Administração Pública Autárquica e Fundacional poderão compartilhar o mesmo GMRCE do órgão ao qual estiverem vinculadas.

 

3. Depois que eu crio o GMRCE, preciso avisar a SEAP? 

Sim. Após cada órgão, entidade e demais instituições constituir em seu âmbito o mencionado grupo (GMRCE), encaminhar o ATO NORMATIVO para o Presidente do GMRCE da SEAP, digo, Lorena T. Frigo, e-mail, lorenafrigo@seap.pr.gov.br.

 

4. Eu preciso apresentar algum relatório?

Sim, chama-se Relatório Parcial Mensal ( clique aqui para pegar o modelo )

 

4.1 Para que serve esse Relatório?

Serve para demonstrar a adoção das diretrizes e a redução do consumo de energia elétrica, para difusão das práticas adotadas pelos entes públicos.

 

4.2 Prazo para apresentar o Relatório?

Relatório Parcial Mensal:  apresentar no último dia útil de cada  mês.

Relatório Conclusivo: no último dia útil do mês seguinte ao encerramento do prazo estipulado no art. 3º  do referido Decreto. O prazo de encerramento é  julho de 2022, ou seja, a apresentação se dará em agosto de 2022.

 

4.3 Para quem eu envio o Relatório?

a. Para a SEAP:

Responsável: Lorena T Frigo (presidente do GMRCE)

E-mail: lorenafrigo@seap.pr.gov.br

b. Com cópia para a CASA CIVIL:

E-mails:  aserafim@ccivil.pr.gov.br laurabs@ccivil.pr.gov.br

 

Maiores informações, favor consultar o AVISO 22/2021, bem como o Decreto 8.968/2021.

 
Datas das Reuniões do GMRCE

Segunda Reunião do GMRCE:

Realizaremos no dia: 15/12/2021 - 9h:30min - WebConf  - link enviado por e-mail aos GAS's (Gravada)

 

Primeira Reunião do GMRCE:

Ocorreu no dia: 29/11/2021 - 9h:30min - Palácio das Araucárias (Presencial)