Departamento de Arquivo Público – DEAP

Ao Departamento de Arquivo Público (DEAP) compete a administração da política de arquivos relativa ao patrimônio documental do Estado, por meio da gestão de acervos públicos, em conformidade com a legislação federal e estadual vigentes; o gerenciamento e a coordenação do Programa de Gestão de Documentos do Estado do Paraná; a organização, a guarda, a gestão, a conservação e a preservação de documentos públicos que, por sua importância, originalidade, natureza ou valor histórico requeiram procedimentos técnicos específicos, a fim de promover o acesso rápido e seguro às informações de interesse da administração pública e do cidadão; a expedição de certidões, a reprodução e a disponibilização para consultas dos documentos sob sua guarda, conforme solicitação e necessidade dos órgãos públicos, entidades privadas e demais interessados; o desempenho de outras atividades correlatas.


 
Histórico do DEAP

O Arquivo Público do Paraná foi criado pela Lei nº 33, sancionada pelo 1º Presidente da Província do Paraná, Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcellos, em 7 de abril de 1855. Denominado "Archivo Publico Paranaense", tinha como finalidade reunir a memória impressa e manuscrita sobre a história e geografia do Paraná.  Funcionou por todo o período provincial (1855-1889) junto ao Palácio da Presidência , onde foi instalada a Secretaria do Governo Provincial.

Transformações político-econômicas ao longo do tempo ampliaram a máquina administrativa e consolidaram a burocracia estatal. Consequentemente, cresceu o volume da documentação produzida e recebida pelo poder público, ampliando as funções do Arquivo.

No âmbito administrativo, desde a sua criação, o Arquivo Público do Paraná recebeu diferentes denominações e pertenceu a diversas secretarias. 

Em 1909, estava subordinado à Secretaria do Interior, Justiça e Instrução Pública e recebeu a denominação de "Repartição de Estatística e Arquivo Público do Paraná", em razão de ter anexado às suas funções o Serviço de Estatística do Estado. 

Sob a Lei nº 6.636, de 29 de novembro de 1974, passou a denominar-se Departamento de Arquivo e Microfilmagem – DAMI, centralizando todo o serviço de produção e reprodução micrográfica da Administração Pública. 

Desde 1987, sob a Lei nº 8.485, de 3 de junho, denomina-se Departamento Estadual de Arquivo Público – DEAP, subordinando-se à Secretaria de Estado da Administração, hoje Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.

Sua primeira sede foi na Rua XV de Novembro. A segunda na Avenida Mal. Floriano Peixoto. Em terreno da Rua dos Funcionários foram edificadas e adaptadas sedes em 1960, 1978 e 2001.

Hoje, além de reunir a documentação referente à memória do poder público, tem a responsabilidade de executar a administração da política relativa ao patrimônio documental do Estado. Por meio da organização, guarda e conservação dos documentos gerados pelo Poder Executivo, promove o acesso rápido e seguro às informações de interesse da administração pública e do cidadão.

 
Equipe

arquivopr@deap.pr.gov.br

(41) 3352-2299


Direção:

Maria da Graça Simão

gracasimao@deap.pr.gov.br

 

Divisão de Arquivo e documentação (DAD)

Renata de Oliveira

renoliveira@deap.pr.gov.br

 

Seção de Gestão da Informação (SGI)

  • Programa de gestão de documentos (PGD)

Marcelo Fernandes Rodrigues

marcelorodrigues@deap.pr.gov.br

 

Denise Cristina Mansur

denise@deap.pr.gov.br


Seção de Documentação Intermediária (SDI)

  • Serviço de Protocolo (SP)

Marco Antonio da Silva

foxmarco@deap.pr.gov.br

 

Seção de Documentação Permanente (SDP)

Marina Braga Carneiro

marinabraga@deap.pr.gov.br

 

  • Serviço de Acesso à Informação (SAI)

Dora Silvia Hackenberg

dorash@deap.pr.gov.br

 

  • Serviço de Biblioteca – Biblioteca Mbá de Ferrante

Thais Regina Franciscon de Paula

thaisregina@deap.pr.gov.br

 

Seção de Preservação de Documentos (SPD)

Natália Vicente Montanha Teixeira

nvmteixeira@deap.pr.gov.br

 

  • Serviço de Conservação de Documentos (SCD)

Ariádne Silva Sodré Galvão

sodre@deap.pr.gov.br

 

  • Serviço de Reprografia de Documentos (SRD)

Ana Paula Joukoski

anapaula@deap.pr.gov.br

 

Equipe de apoio:

José Bento da Silva

josebs@deap.pr.gov.br

 

José Ribeiro dos Santos Filho

josesantosfilho@deap.pr.gov.br

 

Paulo Siqueira Buono

paulo.buono@deap.pr.gov.br

 

Valdir Luiz Andrade

valdirlandrade@deap.pr.gov.br