Parceria entre SEDEF e Escola de Gestão do Paraná fortalece capacitação em Assistência Social 25/03/2024 - 11:49

Hoje terça-feira (25), marca o início de um evento significativo para a assistência social no Paraná. A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDEF) e a Escola de Gestão do Paraná uniram forças para promover o Programa de Formação e Apoio Técnico aos Estados e municípios, através do Projeto "FNAS pelo Brasil".

O objetivo principal do evento é capacitar os Técnicos do Fundo Municipal de Assistência Social, incluindo contadores e gestores, bem como conselheiros e servidores estaduais envolvidos na gestão da assistência social do Paraná.

A Escola de Gestão do Paraná desempenhou um papel fundamental ao criar o curso de capacitação na plataforma de ensino da escola, facilitando as inscrições dos cursistas. Além disso, conduziu o processo de credenciamento, garantindo a certificação dos participantes e assegurando que o procedimento fosse o mais ágil e eficaz possível.

Durante o evento, serão abordados temas essenciais como a implantação do Piso Único de Assistência Social, gestão orçamentária e financeira do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de sistemas como SIGTV e Transferegov. A prestação de contas e o novo Sistema de Prestação de Contas (AgilizaSUAS) também serão discutidos.

Bruno Trindade da Secretaria Nacional de Assistência Social, mencionou que estão atualmente em Curitiba para promover um dos pilares essenciais do Programa ExecutaSUAS, que abrange o período de 2023 a 2024. O objetivo principal é garantir uma execução mais eficiente dos recursos em todos os municípios, ao mesmo tempo em que divulgam o projeto AgilizaSUAS. Essa iniciativa, liderada pelo FNAS em todo o Brasil, representa uma modernização crucial realizada na Câmara Técnica da CITI (Comissão para Inclusão da Tecnologia na Indústria), visando atualizar tanto as legislações quanto os nossos sistemas.

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni agradece as parcerias dizendo “ ...uma cinergia, tenho usado muito este termo, essa congregação de esforços, de conhecimento dos nossos técnicos com os técnicos do governo federal e a Escola de Gestão do Paraná presidindo e acompanhando muito de perto”.

“A parceria entre a SEDEF e a Escola de Gestão do Paraná é fundamental para fortalecer a assistência social no estado, garantindo uma gestão mais eficiente e transparente. O evento representa um passo importante na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos os cidadãos tenham acesso aos programas de inclusão social e desenvolvimento humano”, comenta Aline Albano Justus, diretora da Escola de Gestão do Paraná.