Webinário da Escola de Gestão do Paraná Aborda Desafios da Comunicação e Interação Social no Autismo 25/04/2024 - 11:00

 

Em sintonia com o Abril Azul, a Escola de Gestão do Paraná promoveu o webinário "Dificuldades na Comunicação e Interação Social no Autismo: Desafios e Estratégias". O evento, realizado na última terça-feira (23), reuniu mais de 800 participantes online e abordou os principais desafios enfrentados por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na comunicação e interação social, além de oferecer ferramentas e estratégias para auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades.

A palestra, ministrada pela psicóloga Amanda Scartezini, especialista em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente, explorou em detalhes os critérios para o diagnóstico do TEA, com destaque para:

  • Dificuldades na Interação Social: manter contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos e expressar emoções.
  • Alterações na Comunicação: uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo.
  • Alterações Comportamentais: manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas e interesse intenso em temas específicos.

Ao longo do webinário, a especialista enfatizou a importância do conhecimento para combater o preconceito e promover a inclusão. "O conhecimento nos liberta, inclusive de pré-concepções que temos sobre os temas", afirmou a palestrante.

Aline Albano Justus, diretora da Escola de Gestão do Paraná, destacou a importância do evento: "Acreditamos que a disseminação de conhecimento é essencial para promover a inclusão social. Através deste webinário, esperamos contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e acolhedora para todos."

Parceria Fundamental:

A iniciativa contou com a parceria do Departamento de Saúde do Servidor da Secretaria da Administração e da Previdência.

Minicurso Disponível para Consulta:

Para aqueles que não puderam participar do webinário ao vivo, a Escola de Gestão do Paraná disponibilizará o conteúdo na plataforma da escola e no canal do YouTube.