Webinario gratuito alerta sobre os mitos e verdades do cigarro eletrônico 08/04/2024 - 11:16

O webinar aconteceu nesta sexta-feira (5), em transmissão pela plataforma Zoom.

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas e incertezas quanto ao o uso de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF’s), a Escola de Gestão do Paraná em parceria com o Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas, realizou nesta sexta-feira (5) o webinário “Cigarro eletrônico: Mitos e Verdades”. O webinar buscou conscientizar e informar sobre os efeitos dos dispositivos no corpo humano.

O simpósio foi ministrado pela psicóloga, sanitarista e doutora em Saúde Coletiva pela Fiocruz, Aline de Mesquita Carvalho. Aline também é Tecnologista da Divisão de Controle do Tabagismo da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA (Instituto Nacional de Câncer). A palestra destacou as principais ações quanto a dependência da nicotina através do cigarro eletrônico, além de explicar a legislação dentro do Brasil e como os DEF’s são comercializados no exterior - principalmente em países onde são legalizados. 

De acordo com Aline, o trabalho sinérgico realizado em todo país, teve resultados significativos quanto ao combate e à reabilitação de dependentes. “Ações direcionadas ao controle de tabaco, como esse webinário, são a nossa maior ferramenta nessa luta. Lidamos com grandes desafios e obstáculos diariamente e esse tipo de trabalho sinérgico em rede possibilita sermos efetivos no combate”, explica.

Para a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus, esse tipo de capacitação é uma oportunidade de discutir temas de grande importância para o público geral. “Junto ao Núcleo de Políticas Sobre Drogas, queremos atingir principalmente jovens e profissionais da educação”, conta. 

GRAVAÇÃO - A reunião foi realizada de forma completamente on-line, através da plataforma Zoom. A gravação será disponibilizada como mini curso na plataforma da Escola de Gestão, onde será ofertada uma nova certificação para quem não acompanhou o curso de forma síncrona.

O CIGARRO ELETRÔNICO - No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável pela regulamentação dos dispositivos e desde 2009 proíbe a comercialização, a importação e a propaganda desses produtos. Os dispositivos já passaram por diversas gerações, incluindo: produtos descartáveis - de uso único; os produtos recarregáveis com refis líquidos; os produtos de tabaco aquecido, que possuem um dispositivo eletrônico onde se acopla um refil com tabaco; os sistema "pods", que contém sais de nicotina e outras substâncias diluídas em líquido e se assemelham à pen drives, dentre outros.

 

GALERIA DE IMAGENS