PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE LAUDOS TÉCNICOS
A avaliação de insalubridade, periculosidade e de condições para aposentadoria especial é realizada mediante solicitação formal do próprio servidor interessado. O requerimento deve ser protocolado na plataforma eProtocolo, direcionado à Divisão de Saúde Ocupacional (DSO), vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP).
Deve ser obrigatoriamente anexado ao processo o respectivo formulário de solicitação, disponível nos links ao final desta página, acompanhado do dossiê funcional atualizado do servidor.
Tanto no Formulário de Solicitação de Inspeção para Avaliação de Insalubridade e/ou Periculosidade (que tem como objetivo a emissão do Laudo Técnico de Insalubridade e Periculosidade - LTIP) quanto no Formulário de Solicitação para Avaliação de Solicitação de Aposentadoria Especial (destinado à elaboração do Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT), devem ser preenchidas as seguintes informações:
- Dados pessoais do servidor solicitante;
- Dados do local de trabalho;
- Descrição detalhada das atividades exercidas e sua frequência;
- Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC) utilizados;
- Justificativa da solicitação;
- Outras informações específicas, conforme orientações contidas no próprio formulário.
Esses documentos devem obrigatoriamente ser aprovados, assinados e carimbados pela chefia imediata e por responsável do setor de Recursos Humanos (RH), e encaminhados à Divisão de Saúde Ocupacional (DSO) pelo seguinte caminho: SEAP/DSS/DSO.
Após o protocolo ser encaminhado à DSO, a documentação será analisada por um profissional legalmente habilitado - Engenheiro de Segurança do Trabalho. Este profissional entrará em contato, por meio do número de telefone informado no formulário, para agendamento da inspeção técnica in loco, razão pela qual é fundamental que o número fornecido esteja correto e atualizado.
Durante a inspeção, é imprescindível a presença do servidor solicitante, bem como da chefia imediata, para acompanhamento dos procedimentos, apresentação dos ambientes de trabalho e detalhamento das atividades desenvolvidas.
Com base nas informações levantadas durante a avaliação, será emitido um laudo técnico circunstanciado, que será anexado ao processo no eProtocolo, contendo parecer conclusivo quanto ao deferimento ou indeferimento da solicitação.
Baixe aqui o formulário de solicitação do LTCAT
Fomulário para solicitação de LTIP