Abril Azul: Mês da conscientização sobre Autismo

Abril Azul: Mês da conscientização sobre Autismo

Abril é o mês para falarmos sobre a conscientização do autismo. O Departamento de Saúde do Servidor preparou alguns pontos para explicar tudo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 É importante ressaltar que o autismo não é uma doença, mas sim um conjunto de características que devemos compreender para incluir melhor os autistas na sociedade. O símbolo do autismo é representado por um quebra-cabeça que retrata justamente a necessidade dessa inclusão.

 

O que é o autismo? 

É uma condição que atinge o desenvolvimento neurológico, afetando a organização de pensamentos, sentimentos e emoções. Pode estar relacionado ao desenvolvimento motor, linguagem ou comportamental.

 

Quais são as características de uma pessoa que está no espectro autista?

- Dificuldades para interagir socialmente

- Dificuldades na comunicação

- Alterações comportamentais como apego, ações repetitivas.

- Dificuldade para combinar palavras

- Seletividade em relação a cheiro e sabores

 

Como funciona o diagnóstico?

Os primeiros sinais de alerta já podem ser visíveis em bebês de entre 1 a 2 anos de idade, quando a criança não mantém muito contato visual ou tem mais interesse por objetos específicos, por exemplo.

 O autismo possui diferentes graus e intensidades em cada caso vai exigir cuidados específicos.

 Não existe um exame específico que detecta o autismo. Esse diagnóstico será feito por relato dos pais e uma extensa avaliação médica.

 

Como funciona o tratamento?

O tratamento é personalizado, atendendo a necessidade de cada caso. Geralmente acontece com um acompanhamento médico multidisciplinar: fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, neurologista, pediatra, entre outros.

 

Webinar gratuito

Em parceria com a Escola de Gestão do Paraná, o Departamento de Saúde do Servidor promove no próximo dia 23 de abril, um webinar gratuito sobre o Autismo. Inscreva-se  e participe CLICANDO AQUI.