Capacitação de servidores estaduais sobre Inteligência Artificial 11/07/2023 - 15:33

Parceria entre a Escola de Gestão e a Secretaria de Estado de Planejamento busca promover a atualização dos servidores e destacar a importância da IA na administração pública

A Escola de Gestão do Paraná realizou, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento, uma capacitação pioneira sobre Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações para servidores públicos estaduais. O curso, que teve carga horária de 24 horas e foi realizado presencialmente, teve como objetivo proporcionar uma formação aprofundada sobre as possibilidades e desafios trazidos pela IA, tanto no Brasil como no mundo.

A Inteligência Artificial tem se mostrado uma área em constante crescimento e inovação, impactando diversas esferas da sociedade, incluindo a administração pública. Diante desse cenário, a Escola de Gestão do Paraná e a Secretaria de Estado de Planejamento uniram esforços para trazer esse tema emergente para o ambiente público, visando preparar os servidores para os desafios da era digital.

Durante a capacitação, os servidores públicos tiveram a oportunidade de conhecer os conceitos fundamentais da IA, suas aplicações práticas e os impactos que ela pode trazer para a gestão pública.

De acordo com o secretário da Administração, Elisandro Frigo, a capacitação em Inteligência Artificial é importante para que os servidores públicos possam compreender as novas tecnologias e seus potenciais benefícios para a sociedade. "A IA tem o poder de otimizar processos, aprimorar a tomada de decisões e impulsionar a eficiência dos serviços públicos. Ao trazer essa temática para a administração pública, estamos preparando nossos servidores para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades dessa revolução tecnológica", ressaltou.

O Brasil tem acompanhado de perto o avanço da Inteligência Artificial e investido em iniciativas que promovam seu desenvolvimento. Segundo dados do último relatório do Índice Global de Inovação, o país se destaca como o líder em inovação na América Latina. Além disso, empresas brasileiras têm se destacado em áreas como saúde, agronegócio, mobilidade urbana e segurança pública, utilizando IA para impulsionar o progresso nessas áreas.

Com a capacitação oferecida pela Escola de Gestão do Paraná em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento, o objetivo é que os servidores públicos estaduais estejam preparados para adotar soluções baseadas em IA, tornando a gestão pública mais ágil, eficiente e orientada por dados. A formação proporcionada contribui para a atualização profissional dos servidores e incentiva a inovação no setor público, aproximando-o das transformações tecnológicas que estão moldando o mundo contemporâneo.