Curso da Escola de Gestão do Paraná inspira alunos de Cornélio Procópio em ações de combate à dengue 19/03/2024 - 11:02

Professores e alunos do Colégio Zulmira Marchesi da Silva incentivam ações de combate ao mosquito da dengue.

O webinário  “Dengue: Conscientização, Prevenção e Controle”, realizado pela Secretaria da Administração, por meio da Escola de Gestão do Paraná e do Departamento de Saúde do Servidor, nasceu com o objetivo de conscientizar e prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti (chikungunya, Zika e a febre amarela urbana) e ajudar a frear os casos de dengue no Paraná. 

O curso, ministrado pela infectologista Monica Maria Gomes da Silva, foi o instrumento utilizado pelo Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva, em Cornélio Procópio, para sensibilizar toda a comunidade escolar. “Diante do aumento nos casos de dengue, o Colégio Zulmira promoveu uma ação conjunta, para trabalharmos a conscientização no que se diz ao combate contra o mosquito. Nessa ação, contamos com apoio do Núcleo Regional da Educação, que foi responsável por nos repassar o webinar”, contou Roseanne Bonfim, professora de História e Projeto de Vida no Colégio Zulmira Marchesi.

Os pontos trabalhados pela infectologista no webinário foram relacionados com os conteúdos que já estavam sendo abordados no colégio e levaram os alunos a agir fora da sala de aula. De acordo com a professora Roseanne, os alunos realizaram um trabalho conjunto com a patrulha escolar pela cidade de Cornélio Procópio. “A médica que ministrou o webinário foi muito clara nas palavras, o que fez com que fosse de fácil entendimento para os alunos. Depois da palestra nós retomamos o nosso trabalho, que foi a panfletagem, junto da patrulha escolar e o núcleo de educação. Onde os alunos puderam espalhar a conscientização e os cuidados que conseguimos transmitir para eles”, acrescentou a professora.

foto
Alunos do Colégio Zulmira fazendo panfletagem pela cidade de Cornélio Procópio

 

De acordo com a Chefe do Departamento de Saúde do Servidor, Mariana Filgueiras dos Reis, conscientizar é um dos principais passos no combate ao Aedes Aegypti. “Sabemos da importância de educar e esclarecer ao servidor e a comunidade em geral de que a dengue é uma doença que pode causar sérios problemas de saúde, sendo necessário que  haja um plano abrangente e contínuo de prevenção e controle para reduzir o risco de transmissão”, destaca.

Para a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus, esse impacto positivo é algo que a Escola espera quando produz conteúdos. “Ver de forma palpável o impacto de um dos nossos webinários é extremamente gratificante. É o ponto principal dentro das nossas capacitações: informar e ensinar", salienta.

A DENGUE NO PARANÁ - O Estado do Paraná vem passando por uma das maiores altas em casos de dengue já registrados. De acordo com o último informe semanal publicado pela Secretaria de Estado da Saúde, no dia 12 de março, o estado atingiu o maior número de novos casos de dengue em uma semana, levando em conta o período epidemiológico iniciado em 30 de julho de 2023. Ao todo, foram contabilizados 90.972 casos da doença, tendo sido registrados 12 novos óbitos entre os dias 7 de janeiro e 27 de fevereiro.

O WEBINÁRIO - A transmissão do webinário aconteceu no dia 27 de fevereiro, pelo canal do YouTube da Escola de Gestão do Paraná. O simpósio já conta com mais de mil acessos na plataforma. ACESSE AQUI E ASSISTA AGORA MESMO.

 

GALERIA DE IMAGENS