Escola de Gestão anuncia curso gratuito de geoprocessamento em parceria com a Amep 04/01/2024 - 11:43

A Escola de Gestão do Paraná, em parceria com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), divulgou na terça-feira (02) o lançamento do curso de Introdução ao Geoprocessamento com QGIS. O QGIS é um software de Sistema de Informação Geográfica (SIG) de código aberto, conhecido por ser uma ferramenta acessível e eficaz para análise geoespacial.

O curso, disponível na modalidade de Educação a Distância (EAD), abordará temas essenciais, como análise de dados georreferenciados, criação de mapas temáticos municipais e a aplicação de ferramentas de automação para análises geoespaciais.

Inicialmente destinado a servidores estaduais e técnicos municipais, a iniciativa também está aberta a todos os cidadãos interessados em aprimorar suas habilidades em geoprocessamento.

Ministrado pela arquiteta urbanista e mestra em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Paraná, Anabelli Simões Peicho, servidora da Amep, o curso já foi totalmente gravado, oferecendo aos participantes flexibilidade para aprender de acordo com suas próprias programações.

Gilson Santos, diretor-presidente da Amep, destacou a relevância do curso para a capacitação dos técnicos municipais, enfatizando seu papel crucial no aprimoramento do planejamento urbano. "O curso representa uma oportunidade para capacitar os técnicos. O entendimento avançado dessas ferramentas é crucial para fortalecer o planejamento urbano, permitindo uma abordagem estratégica na gestão de nossas cidades", destacou.

A inscrição no curso pode ser feita mediante cadastro na plataforma da Escola de Gestão do Paraná clicando AQUI, ou diretamente pelo site da AMEP.