Escola de Gestão do Paraná e Departamento de Saúde do Servidor Promovem Conscientização sobre Saúde Masculina 29/11/2023 - 15:10

O simpósio contou com a presença do médico urologista Paulo Jaworski.

Nesta quarta-feira (29), a Secretaria da Administração e da Previdência, por meio do Departamento de Saúde do Servidor e da  Escola de Gestão do Paraná, promoveu um webinário dedicado à conscientização sobre a saúde masculina. O evento, que faz parte da  programação do Novembro Azul, foi transmitido pelo Canal do Youtube da Escola de Gestão do Paraná. O simpósio buscou sensibilizar o público sobre a importância dos cuidados à saúde do homem de forma interativa, tendo participação em tempo real dos espectadores. 

O webinário foi ministrado pelo médico  urologista Paulo Jaworski, que é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, de São Paulo e em Urologia no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Paulo também é mestre em Clínica Cirúrgica pela UFPR e possui treinamento em Cirurgia Robótica, feita nos Estados Unidos. Hoje ele é professor titular da disciplina de Urologia na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, além de coordenar a Residência Médica em Urologia no Hospital Mackenzie.

O especialista começou a palestra de uma forma diferente, estabelecendo uma conexão interativa com os participantes do webinário. Numa dinâmica de nuvem de palavras e questionários, ele buscou informar e contextualizar o conhecimento do público. “Muitas pessoas preencheram a nuvem de palavras com ‘prevenção’. Quando se fala sobre câncer de próstata, na verdade, não existe um segredo para a prevenção. O que é realmente mais indicado é o acompanhamento com urologista e o diagnóstico precoce”, explicou.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), é previsto que até o fim do ano sejam registrados mais de 72 mil casos de câncer de próstata. O que torna indispensável o acompanhamento, principalmente após os 40 anos. Tendo o diagnóstico precoce, as chances de cura chegam a 90%. “A ação urológica é preventiva. Além disso, ela não se limita apenas ao homem de idade, mas também na juventude”, esclareceu.  

Para a diretora da Escola de Gestão, Aline Albano Justus,  a temática, com foco nos servidores públicos estaduais, é fundamental para a conscientização de temas que ainda são tratados como tabu. "É fundamental que, como instituição de ensino, estejamos engajados em promover a saúde e bem-estar de nossa comunidade. O Novembro Azul é uma oportunidade para quebrarmos barreiras, falarmos abertamente sobre saúde masculina e incentivarmos práticas preventivas", acrescentou.

 

GALERIA DE IMAGENS