Escola de Gestão do Paraná participa da capacitação de 3 mil pessoas sobre a Nova Lei de Licitações 25/05/2023 - 11:33

O Paraná saiu na frente para se adequar à Nova Lei de Licitações, a 14.133/21. Além de preparar todos os sistemas de compras públicas e fazer a regulamentação via decreto estadual, o novo regramento, o Estado também vem se destacando na oferta de formações acerca do tema. Neste sentido, a Escola de Gestão do Paraná ocupa um lugar estratégico, pois, através de parcerias com diferentes órgãos do governo, é a responsável por preparar as formações, desde a identificação das necessidades, formulação de materiais de apoio, articulação com palestrantes, especialistas e convidados, divulgação, criação da plataforma dos cursos e eventos para inscrições, cerimonial, transmissões e emissões dos certificados de participação.

 Este trabalho já garantiu a formação de mais de 3 mil pessoas, entre servidores estaduais, municipais, pregoeiros, leiloeiros, profissionais envolvidos com contratações públicas ou projetos que envolvam recursos públicos e sociedade em geral.

 De acordo com a diretora-geral da Secretaria da Administração e da Previdência, da qual a Escola é vinculada, Luiza Cortelletti, as formações são importantes para garantir o cumprimento da nova legislação. "Nós sabíamos, desde o início, que não bastaria apenas adequar e integrar sistemas. Era preciso compartilhar conhecimento e capacitar servidores públicos e outros agentes que lidam diariamente com as complexidades das compras públicas. Isso é ainda mais importante para os pequenos municípios do nosso estado, que também precisam se adequar às novas regras", diz.

 Ainda, segundo Aline Albano Justus, Diretora da Escola de Gestão, “o fortalecimento da parceria da Escola com a Procuradoria Geral do Estado, que nos disponibilizou procuradores para atuarem como facilitadores nestes cursos, propiciou a formação de servidores públicos com maior qualidade, resultando na expedição de mais de 2.300 certificações em cursos na modalidade presencial. Aliado a isto, temos a parceria com o Departamento de Compras Públicas (DECON), que completaram os esforços para o desenvolvimento de um dos maiores programas de capacitação presencial já desenvolvido na temática de licitações em nosso estado. Some-se a isto ainda a expedição de mais de 3.000 certificados em cursos na modalidade a distância. Isto só vem a engrandecer as ações desta escola de governo que se tornou um espaço para concepção de inovação, de novas práticas gerenciais e do desenvolvimento das pessoas, por meio da formação e da adoção de novas posturas de gestão, em um processo contínuo de modernização de nosso Estado”.

Entre os dias 23 e 24 de maio, uma nova turma de quase 400 pessoas participou de mais uma formação sobre a temática. Desta vez, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A equipe da escola fez o apoio aos participantes com a confirmação de presença, feita digitalmente, além da cerimônia e acompanhamento técnico de todo o evento.

Todas as formações oferecidas pela Escola de Gestão do Paraná têm emissão de certificado e estão disponíveis no site da Escola.

 

ANOTE NA AGENDA - A Escola de Gestão do Paraná promove, em parceria com a Secretaria das Cidades, o Fórum de Licitações, Contratação Direta e Contratos Administrativos. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de junho na Ópera de Arame, em Curitiba. Para participar é preciso se inscrever no site da Escola de Gestão.

GALERIA DE IMAGENS