Escola de Gestão do Paraná promove nova formação para pregoeiros e agentes de contratação 20/10/2023 - 14:05

A formação deu sequência aos cursos voltados à nova Lei de Licitações n° 14.133/2021 e do Decreto Estadual n° 10086/2022.

 

Nas últimas quinta e sexta-feira (19 e 20), a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP), por meio da Escola de Gestão do Paraná (EGP), realizou uma formação presencial voltada para a qualificação de Pregoeiros e Agentes de Contratação. O curso aconteceu no auditório da Celepar, em Curitiba, e teve como objetivo capacitar servidores públicos das áreas técnicas e administrativas dos órgãos, instituições e Comissões de Licitação, dando continuidade às formações voltadas para a nova lei federal de licitações. Cerca de 200 pessoas foram capacitadas pela Escola de Gestão neste evento.

A diretora de Contratações, Gerenciamento e Operações da SEAP, Maria Carmen Albanske, destacou durante a abertura do evento o trabalho da Escola de Gestão no desenvolvimento da capacitação. “Temos que valorizar o trabalho da Escola. A todo o momento a equipe vem com algo novo para nós, para desenvolvermos cursos e palestras que são formuladas pensando justamente no servidor estadual”, relatou. 

A formação ainda recebeu servidores de diversas áreas do estado, incluindo pessoas de fora do município de Curitiba. Como foi o caso de Rodolfo Roger Friedrich Alves, que veio da 21° Regional de Saúde, em Telêmaco Borba para participar do curso. “A didática da Escola de Gestão que faz todo diferencial. Para quem busca fazer esse papel de pregoeiro para o órgão que está representando, assim como eu, a capacitação foi feita de forma continuada, com diversos outros cursos e palestras, que culminaram no evento de hoje”, conta. 

O papel do pregoeiro é conduzir e coordenar procedimentos licitatórios públicos, especialmente em modalidades de pregão. Para Karin Hasse, assessora técnica da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, o conhecimento pleno para tarefa é extremamente importante para os servidores que atuam na área. “Eu estava com muitas expectativas para esse curso de pregoeiro. Como eu já faço a assessoria técnica e jurídica do meu órgão, esse conteúdo todo é super importante, não só para mim mas também para todas as pessoas que trabalham no administrativo”, expõe.

A Diretora  da Escola de Gestão do Paraná - Aline Albano Justus, afirma: "Acreditamos que o constante investimento na formação e capacitação dos servidores é a chave para garantir a eficiência e a transparência nos processos licitatórios. Estamos comprometidos em oferecer as melhores oportunidades de aprendizado."

Nos dois dias de evento, a equipe do Departamento de Logística para Contratações Públicas (DECON), área da SEAP responsável pelas diretrizes e pelo sistema de compras públicas do estado, promoveu, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná palestras com o objetivo de introduzir aos participantes as responsabilidades de um pregoeiro, tais como a condução da sessão de pregão, análise das propostas, decisão final e registro em ata de preços.

 

 

GALERIA DE IMAGENS