Inclusão da Pessoa com Autismo no Estado do Paraná: Avanços, Desafios e Reflexões 10/04/2023 - 12:02

No dia 4 de abril de 2023, a Escola de Gestão do Paraná e a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família realizaram um evento presencial com transmissão ao vivo, chamado "Inclusão da Pessoa com Autismo no Estado do Paraná - Possibilidades e Desafios".

O evento foi voltado para instituições que atendem pessoas com deficiência, rede pública e privada de ensino, secretarias do Estado do Paraná, gestores municipais, rede de proteção municipal, estudantes e comunidade em geral.

O objetivo geral foi promover reflexão sobre o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo e discutir os avanços na inclusão de pessoas autistas nas políticas públicas no Estado do Paraná.

Para atingir esse objetivo, foram realizadas discussões com representantes de diferentes áreas e instituições, incluindo o Ministério Público do Paraná, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família/Coordenação de Política Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPCD) e representantes de instituições que atendem pessoas autistas no Estado do Paraná. Além, da indicação de canais para capacitação das instituições que atendem pessoas com deficiência, rede pública e privada de ensino, secretarias do Estado do Paraná, gestores municipais, rede de proteção municipal e estudantes, buscando a disseminação de informações e conhecimentos sobre inclusão.

Durante o evento, um dos assuntos discutidos, foi a carteira do autista, que é um documento oficial e gratuito para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que tem como objetivo garantir o acesso a direitos e benefícios previstos em lei, além de facilitar a identificação e o atendimento adequado em situações de emergência.

Eventos como esse, são fundamentais para promover a conscientização e discutir possíveis soluções para os desafios enfrentados pela pessoa autista e suas famílias.

Ainda há muito a ser feito para que a inclusão seja uma realidade em todos os âmbitos da sociedade, mas iniciativas como essa mostram que estamos no caminho certo.