“Jornada BIM PR” capacita mais de 900 servidores no estado 06/11/2023 - 12:46

O programa busca promover eficiência na construção e gestão de obras no estado.

Pitanga, cidade da região central do Paraná, recebeu na última semana uma capacitação referente à “Jornada BIM PR”, programa recorrente realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) em parceria com a Escola de Gestão do Paraná. A formação certificou  servidores públicos municipais das áreas técnicas de Arquitetura, Engenharia e Construção do Governo do Estado do Paraná.

A capacitação atende a Estratégia BIM PR, instituída pelo Decreto Estadual n° 3080/2019 e pela determinação da Adoção Gradual do BIM, financiadas com recursos do Governo Estadual até 2025, definida no Decreto Estadual nº 10.086/2022, buscando sensibilizar e capacitar os servidores para elaborar, contratar e fiscalizar estudos, projetos e obras utilizando a metodologia Building Information Modeling (BIM), traduzido para Modelagem da Informação da Construção.

Trata-se de uma abordagem para o planejamento, projeto, construção e gerenciamento de edifícios e infraestruturas de forma mais eficiente e colaborativa. O BIM envolve a criação de modelos 3D digitais que representam todas as características físicas e funcionais de uma construção, desde sua geometria até informações detalhadas sobre materiais, custos, prazos, manutenção e outros aspectos. O uso desse método aprimora a confiabilidade de projetos e processos de planejamento e controle de obras, resultando em maior produtividade e eficiência, além de reduzir os custos e os riscos associados à construção de edifícios e infraestrutura. Esse modelo tem conquistado aceitação global como uma abordagem inovadora no desenvolvimento de projetos e na gestão e manutenção de obras.

Essa é a 8° edição da “Jornada BIM PR”, que vem acontecendo desde de agosto deste ano. Em pouco mais de dois meses, 968 servidores foram capacitados e o programa passou por cidades como: Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Maringá e Campo Mourão. A implementação do modelo em programas governamentais de habitação, mobilidade e infraestrutura busca reduzir custos e o tempo de conclusão de obras, além de contribuir com a descarbonização da indústria da construção.

Nesta semana acontece o encerramento da programação “Jornada BIM PR” no município de Fernandes Pinheiro. Os últimos encontros do ano de 2023 serão realizados de forma presencial, na terça e quarta-feira (07 e 08) e contaram com a presença de diversas autoridades estaduais. Entre os palestrantes estão: Hamilton Bonatto, Procurador do Estado do Paraná; Lorreine Vaccari, diretora DGI/SEIL e coordenadora da Jornada BIM Paraná; Maria Isabel Pedrosa Custódio, arquiteta do Instituto de Tecnologia e Inovação do SENAI PR; Débora Fonseca Guimarães, assessora técnica DGI/SEIL e LaBIM PR; e Lucimara Lima, coordenadora técnica do Departamento de Gestão da Inovação da SEIL.