Museu Oscar Niemeyer recebe encerramento da ‘Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres’ 08/12/2023 - 10:55

O evento destacou o trabalho de secretarias, conselhos, fundos e órgãos direcionados às políticas públicas para mulheres durante o ano.

Na última quarta-feira (06), a Escola de Gestão do Paraná marcou presença na cerimônia de encerramento da primeira etapa da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres. O evento foi organizado em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Cerca de 500 pessoas, entre servidores e público geral, compareceram no evento que lotou o Auditório Poty Lazarotto, no Museu Oscar Niemeyer. Ao todo, a Escola de Gestão emitiu  cerca de 350 certificados, oferecendo uma carga horária de 8 horas. O simpósio também acompanhou o lançamento da exposição fotográfica “Um crime contra a Equidade”, produzido pelo instituto Virada Feminina. Com patrocínio da Itaipu Binacional, a mostra chama a atenção e sensibiliza sobre a importância da equidade entre mulheres e homens para combater preconceitos, discriminação e, especialmente, a violência direcionada contra a mulher – uma iniciativa que pode contribuir para salvar vidas.

Uma das alunas da Escola de Gestão, Luisis Jimenez, parte do público geral (não-servidora), descreveu o evento como fundamental para a conscientização. “Esse tipo de momento é de uma importância vital. A vida de nós mulheres é muito importante. Poder dar atenção necessária para essas ações é fundamental na nossa luta”, expôs.

O congresso intitulado “Paraná Unido no Combate Ao Feminicídio” reuniu diversas autoridades envolvidas na criação de ações e políticas públicas voltadas à mulher paranaense e explorou a conscientização da equidade de gênero e o combate à violência contra a mulher. Durante a abertura, a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou alguns números da Caravana, que neste ano teve como objetivo orientar gestores municipais sobre a importância da criança de estruturas de gestão próprias, como secretarias, conselhos, fundos e órgãos direcionados às políticas públicas para mulheres. “A jornada para a equidade de gênero e justiça social é contínua, e enquanto celebramos nossas conquistas permanecemos firmes no compromisso de ampliar nossos esforços e alcançar ainda mais. Este é apenas o começo de um futuro promissor de igualdade e respeito que estamos construindo para todas e todos no Paraná”, destacou.

Quem também marcou presença durante o evento, foi a primeira-dama Luciana Saito Massa, que ressaltou os avanços de políticas públicas para mulheres após a criação da Secretaria Estadual. “A caravana foi a base e a construção de todo o trabalho realizado pela secretaria, que foi criada no início deste ano”, afirmou.

A primeira-dama também evidenciou o trabalho da Secretaria da Administração e da Previdência e da Escola de Gestão do Paraná, diante dos resultados em parceria com a Secretaria da Mulher. “Temos que agradecer todos que fizeram parte desse processo. A Escola de Gestão, além de marcar presença nesses eventos, também é de extrema importância na capacitação dos gestores que tornam tudo isso possível”, acrescentou.

Com a ação, o Paraná passou de 17 para 41 municípios com um orgão representante de Políticas para Mulheres (OPM); de 64 Fundos Municipais dos Direitos da Mulher para 116; e de 149 para 191 o número de Conselhos Municipais de Direito das Mulheres.

I Jornada Técnica de Políticas para Mulheres

Já nesta quinta-feira (07), aconteceu o primeiro dia da “I Jornada Técnica de Políticas para Mulheres”, que dá sequência ao encerramento da Caravana. O conjunto de palestras foi realizado no Auditório Maria Montessori, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

O evento foi direcionado para os representantes municipais (Prefeitos, gestores municipais, técnicos municipais, conselheiras estaduais e pontos focais da política da mulher no Paraná) e segue acontecendo nesta sexta-feira (08). Para mais informações sobre a programação clique aqui.