Novo curso da Escola de Gestão introduz o uso de Inteligência Artificial na Administração Pública 12/04/2024 - 11:05

Com os recentes avanços no campo tecnológico, interfaces de Inteligência Artificial (IA) se desenvolveram de forma abrupta e hoje oferecem um grande potencial nas mais diversas áreas profissionais e acadêmicas. Com isso em mente, a Secretaria da Administração e da Previdência, através da Escola de Gestão do Paraná, formulou o Curso EaD “Introdução à Inteligência Artificial e Suas Aplicações”. O curso ficará disponível na grade permanente da plataforma da Escola de Gestão. 

O principal objetivo do curso é introduzir os conceitos fundamentais das ferramentas e familiarizar os alunos com os conceitos básicos, história e definições de IA, promovendo uma compreensão mais aprofundada sobre o meio. Além de explorar técnicas, aplicações e possibilidades das principais interfaces do mercado (Chat GPT, Gemini, Microsoft Copilot, Leonardo.AI, etc).

De acordo com Eduardo Minga, docente responsável por ministrar o curso, a plataforma EaD expande o potencial do tema, atingindo servidores por todo estado. “Realizar o curso de forma presencial limitava o alcance e tornava mais difícil lidar com turmas grandes. A capacitação em formato EaD nos possibilita atingir um número ainda maior de cursistas, além de descentralizar para servidores de todo Paraná”, explica. 

O curso já está disponível na Plataforma da Escola de Gestão e conta com certificado de carga horária de 24 horas. A capacitação é ofertada para o público geral e permanecerá disponível na plataforma de forma permanente. 

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL -  O uso da IA vem possibilitando aplicações cada vez mais presentes em áreas como: marketing, vendas e operações de serviço, impactando diversas indústrias. Dentro da administração pública, essas ferramentas têm o poder de simplificar certas atividades, tornando o trabalho mais ágil e preciso. Além disso, o uso da IA impulsiona a inovação, sendo parte integrante do cenário tecnológico.

O DOCENTE - O responsável por ministrar o curso será Eduardo Minga. Graduado em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC-SP, Eduardo também possui Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e Doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Eduardo ainda é servidor do Estado na Secretaria de Planejamento. 

 

GALERIA DE IMAGENS