Oficinas de Práticas Arquivísticas Capacitam Servidores para Gestão Documental Eficaz em Hospital Público de Paranaguá 03/04/2023 - 11:13

O Departamento de Arquivo Público – DEAP e a Escola de Gestão do Paraná promoveram, em 28 de março, o primeiro dia da sequência de Oficinas de Práticas Arquivísticas, no Hospital Regional do Litoral em Paranaguá. Os servidores foram instruídos pelos docentes do DEAP, Gilberto Martins Ayres e Thais Regina de Paula, para identificar, caracterizar e acondicionar documentos e processos produzidos e acumulados pelo hospital, seguindo as melhores práticas arquivísticas.

Durante a realização do evento, oficinas, Gilberto Martins Ayres afirmou que as oficinas fornecem aos profissionais de arquivo, uma orientação técnica necessária para gerenciar documentos, preservando assim a memória e a história da sociedade e com a aplicação das normas e tabelas, será possível alcançar uma gestão documental eficaz.

Além disso, os participantes aprenderam a personalizar etiquetas e etiquetar documentos protocolados pelo E-Protocolo, criando as respectivas unidades de armazenamento por código e ano na aba arquivamento. Essa iniciativa garante a organização adequada dos documentos do hospital e promove o aprimoramento dos servidores. O acesso a esses cursos também podem oportunizar outras instituições públicas para o aprimoramento da gestão documental em todo o estado.

Segundo Carolina, do Hospital Regional do Litoral, terão muito trabalho pela frente, mas importante destacar que o primeiro passo já foi realizado e acredita que, por meio das oficinas conseguirão sanar dúvidas, fazer tratados, eliminações e organizar os documentos permanentes.