Parceria estratégica moderniza capacitação no Sistema de Gestão de Materiais e Serviços no Estado do Paraná 09/11/2023 - 11:09

A colaboração entre a Escola de Gestão do Paraná, o Departamento de Operações e Serviços (DOS) e a Divisão de Coordenação Administrativa (DCA) busca atribuir melhorias à capacitação voltada ao GMS.

Com a recente implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021 e Decreto Estadual 10.086/2022) e o surgimento crescente de dúvidas sobre a utilização do GMS dentro da administração pública, a equipe DCA/DOS junto a Escola de Gestão do Paraná, perceberam a necessidade de atualizar o curso “GMS - Módulo de Contratos”. A capacitação já vinha sendo disponibilizada através da plataforma da Escola de Gestão, porém, o curso oferecia apenas materiais de leitura aos participantes.

Para atender a essas demandas, a grade de conteúdo do curso foi atualizada, priorizando não apenas a conformidade legal, mas também a clareza e a abordagem das áreas que mais geram dúvidas. Além disso, também foram incluídos vídeos, com o objetivo de tornar a capacitação mais didática e dinâmica. Este conteúdo visual demonstra "na prática" as principais funcionalidades do sistema GMS e aborda questões relevantes para a gestão contratual.

“A parceria entre a Escola de Gestão e a Diretoria de Operações e Serviços se desenrolou de maneira colaborativa e estratégica, visando o desenvolvimento da capacitação voltada para o Sistema GMS. Foi um processo que envolveu a identificação de necessidades, o compartilhamento de conhecimento e a busca por eficiência na gestão pública”, explicou a chefe da Divisão de Coordenação Administrativa, Lorena Teresinha Frigo.

A Importância do Sistema GMS na Administração Pública do Paraná

O Sistema de Gerenciamento de Materiais e Serviços (GMS) é uma ferramenta online que desempenha um papel essencial na gestão integrada e centralizada das informações relacionadas a Licitações, Dispensas, Inexigibilidades, Almoxarifado e Contratos Administrativos nos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual. O GMS é gerenciado pelo Departamento de Logística para Contratações Públicas da Secretaria de Estado da Administração e Previdência e possui uma importância fundamental por várias razões:

Uniformidade e Conformidade Legal: O sistema GMS auxilia a garantir que os processos licitatórios do Estado estejam em conformidade com as leis vigentes, incluindo a Nova Lei de Licitações e Contratos.

Eficiência na Gestão: O sistema organiza e gerencia todas as etapas relacionadas à compra de materiais ou contratação de serviços, o que resulta em maior eficiência na administração pública.

Transparência: Os registros das atividades registradas no GMS são divulgados no Portal da Transparência do Estado do Paraná, promovendo prestação de contas e participação pública na governança.

Economia de Recursos Públicos: A utilização efetiva do GMS possibilita economias significativas dos recursos públicos, permitindo direcionar esses recursos para mais obras e serviços em benefício da população.

Conforme estabelecido no Decreto Estadual 5880/2020, os órgãos públicos do Estado do Paraná devem fazer o registro e a atualização constante de todas as informações e dados referentes às Licitações e Contratos no sistema GMS.