Primeiro webinário de 2024 aborda cuidados com a saúde mental durante o Janeiro Branco 05/02/2024 - 13:11

O simpósio promovido pelo Departamento de Saúde do Servidor  e pela Escola de Gestão do Paraná foi ministrado pela psicóloga Fabiana Oliveira

Essa segunda-feira (05) marcou a retomada da programação de transmissões da Escola de Gestão do Paraná com o webinário “Saúde mental: cuidar da saúde mental é cuidar da vida”. O simpósio contou com a presença da psicóloga Fabiana Oliveira, que abordou temas sensíveis relacionados à saúde mental, além de instruir cuidados tanto para o ambiente familiar quanto no trabalho. “Se não seguimos esses cuidados, acabamos sofrendo em todas as áreas da nossa vida. Então começar o ano atento a nossa saúde mental e pensando no nosso bem-estar, podemos desde cedo entender e conseguir ajuda”, disse Fabiana.

Na abertura do simpósio, a neuropsicóloga contextualizou o que é considerado saúde mental, por definição da própria OMS (Organização Mundial de Saúde). O termo está relacionado à forma de como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças de vida que harmonizam com o emocional do indivíduo. Sendo resultado da interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. “Nossa saúde mental é resultado dessas interações. Então, buscar essa estabilidade em meio a fatores externos, é a chave para cultivar uma saúde mental de qualidade”, explica.

A profissional ainda colocou em pauta a importância de olhar para si mesmo e entender suas próprias emoções. “Identificar uma possível fragilidade em sua saúde mental é o primeiro grande passo que se pode tomar para buscar a estabilidade. Paramos para observar algumas situações que, se reincidentes, podem ser sinal de problemas relacionados ao emocional, que podem refletir como tristeza, angústia e irritabilidade”, exemplificou.

SOBRE A PALESTRANTE -  Fabiana Oliveira é uma neuropsicóloga especializada em Ludoterapia e Terapia familiar, além de possuir o título de Educadora Parental. Em seu currículo, Fabiana já realizou inúmeras palestras e webinários junto a Escola de Gestão.

A TRANSMISSÃO - O webinário reuniu mais de 400 pessoas durante a transmissão. A gravação do simpósio ficará disponível no canal do YouTube da Escola de Gestão e sua presença pode ser registrada como minicurso na plataforma da escola.

PRÓXIMO ENCONTRO - Esse foi o primeiro encontro de uma agenda conjunta com o Departamento de Saúde do Servidor. O próximo encontro acontece no dia 29 de fevereiro, com o webinário “Entendendo a Endometriose: Desafios, Descobertas e Cuidados”, que terá como objetivo abordar de maneira esclarecedora os desafios enfrentados por mulheres com endometriose, compartilhar descobertas recentes e oferecer orientações práticas para os cuidados necessários.