Representantes de órgãos estaduais participam de oficina sobre planejamento da PLOA 2026

Publicação
31/07/2025 - 13:18

A Secretaria da Fazenda, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná (EGP) e a Escola Fazendária (Efaz), promoveu, no dia 30 de julho, a 2ª Oficina de Alinhamento de Processos para Elaboração da Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026. A iniciativa, voltada a servidores de diversos órgãos e entidades do Executivo estadual, teve como objetivo alinhar tecnicamente e institucionalmente as etapas necessárias à construção de um planejamento orçamentário mais eficiente e integrado.

Durante a capacitação, foram abordados temas centrais para a elaboração da PLOA, como a classificação das despesas, a vinculação das entregas do Plano Plurianual (PPA) às despesas orçamentárias e a construção das chamadas “metas-obra”, com sua devida regionalização (Estado, região intermediária e município). Também foram apresentados modelos e exemplos de preenchimento, além do uso de sistemas e planilhas específicas para essa etapa.

O secretário da Fazenda, Norberto Anacleto Ortigara, destacou que o processo é um marco importante no calendário de qualquer organização pública — seja empresas, municípios ou o próprio Estado do Paraná — especialmente com foco em 2026. Segundo ele, foi dada a largada para essa etapa dentro de um processo racional de planejamento, com um olhar voltado para o futuro. Lembrou ainda que o Estado já conta com um PPA em andamento e uma LDO aprovada, e que o momento agora é de preparar as ações previstas para 2026, considerando os cenários atuais e garantindo a boa execução do que já está em curso.

Luizão Goulart, secretário da Administração e da Previdência (SEAP), ressaltou a importância da capacitação dos servidores para o sucesso do planejamento orçamentário. “A SEAP, por meio da EGP, reforça o compromisso com a qualificação dos profissionais envolvidos nesse processo, especialmente neste momento, em que a precisão e a integração das ações são fundamentais para atender às demandas do Estado”, afirmou.

A diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus, ressaltou o papel da formação continuada no aperfeiçoamento da gestão pública. “Oficinas como esta são fundamentais para garantir que o planejamento orçamentário esteja alinhado às diretrizes do Estado, com base técnica qualificada e foco em resultados. É um compromisso com a eficiência e com o bom uso dos recursos públicos”, afirmou.

A oficina integra a agenda de capacitações voltadas ao fortalecimento do planejamento orçamentário no Estado, por meio da atuação conjunta entre a Secretaria da Fazenda, a Efaz e a EGP.