Servidores participam de capacitação sobre software de mapeamento de processos 01/11/2023 - 13:29

Software permite que organizações criem e documentem processos de negócio na nuvem 

O mapeamento de processos é uma técnica utilizada em gestão de negócios para visualizar, documentar e analisar os processos de uma organização. Essa técnica é essencial para entender como as atividades e tarefas são executadas, além de auxiliar na identificação de possíveis melhorias, otimizar a eficiência e garantir a conformidade com padrões e regulamentos. 

Buscando aprimorar o uso do sistema na esfera pública, a Escola de Gestão do Paraná junto a Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná (SEPL) estão ofertando uma capacitação presencial, que tem como objetivo preparar os servidores de forma prática, para que eles estejam aptos a utilizar a ferramenta.

O método usa o software Bizagi Modeler, que permite às organizações criar e documentar processos de negócio e armazená-los em um repositório central na nuvem. Com o intuito de obter uma melhor compreensão de cada passo, identificar oportunidades de melhoria de processos e aumentar a eficiência organizacional.

No primeiro encontro, que aconteceu na última quinta-feira (26), os alunos foram introduzidos à técnica e ao software de forma teórica. “Em nosso primeiro encontro realizamos todo esse alinhamento de informações para que os alunos estivessem na mesma linha de conhecimento”, explica Luciano Henrique Busato, Chefe do Núcleo de Planejamento Setorial da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP) e responsável por ministrar a capacitação. 

Já no segundo encontro, as coisas foram abordadas de forma mais prática, ao introduzir os alunos ao Bizagi Modeler. “Apresentamos a interface do software, onde estão os elementos básicos do programa. A partir disso, começamos a explorar o software na prática, fazendo uso de todas as ferramentas e recursos”, discorre.

A aula foi complementada por um exercício prático, onde os alunos trabalharam em grupo para aplicar as noções adquiridas de forma mais prática e dinâmica. A capacitação ainda conta com mais 3 encontros, que acontecem nos dias 9, 14 e 21 de novembro. 

 

GALERIA DE IMAGENS