Setembro Amarelo - Escola de Gestão do Paraná realiza Webinário: “Suicídio - O Tabu do qual precisamos falar” 27/09/2023 - 15:22

O simpósio marcou como um dos movimentos do estado para a campanha do setembro amarelo

Durante muito tempo falar sobre suicídio e saúde mental foi um tabu. Nos anos mais recentes o avanço da campanha Setembro Amarelo tem resultado na quebra dessa barreira e na conscientização desses temas. Com a disseminação de informações sobre o tema, tem se tornado cada vez mais necessário abordá-lo com responsabilidade. Tendo isso em mente, o Departamento de Saúde do Servidor (DSS) junto a Escola de Gestão do Paraná (EGP) organizaram o Webinário “Suicídio - O Tabu do qual precisamos falar”, que aconteceu na última sexta-feira (22).

O colóquio foi transmitido pelo canal da Escola de Gestão no YouTube e contou com a presença da neuropsicóloga Dra. Fabiana Canda, que abordou diversos temas delicados a respeito da saúde mental. “Falar sobre isso sempre foi um tabu e cada geração tem uma fórmula de se desviar desse problema. Precisamos falar sobre o suicídio e sobre os problemas psicológicos relacionados com responsabilidade. Perceber os sinais e saber ajudar”, explica.

Durante o Webinário, a doutora abordou as diversas causas que podem levar uma pessoa a ter pensamentos suicidas. O problema vai além de ser apenas um sintoma da depressão e também está relacionado a outros problemas psicológicos, como a ansiedade, bipolaridade e esquizofrenia. “Sempre tem uma série de fatores que leva a pessoa a considerar e cometer o suicídio. O paciente aponta como uma forma de se livrar do sofrimento, que pode ter inúmeras causas”, acrescenta.

A Dra. Fabiana foi além e também apontou padrões de como perceber que uma pessoa próxima, seja um familiar, amigo ou colega de trabalho, está passando por esse tipo de situação. “O suicida sempre dá indícios. Quem é próximo e quem convive sempre acaba percebendo. Nessas situações o correto é abraçar e acolher. Oferecer ajuda e direcionar o indivíduo para profissionais da saúde mental, que vão identificar a causa e ajudar o paciente na sua melhora”, exemplifica.

De acordo com a Diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus, a participação ativa da EGP na campanha Setembro Amarelo é fundamental na conscientização dos servidores e daqueles que têm acesso ao conteúdo da escola. “É um assunto sensível, então precisamos discutir com responsabilidade. A Dra. Fabiana trouxe à tona questões importantes sobre o tópico e a partir delas podemos ter impacto na vida das pessoas que estão sofrendo com isso”, expõe.

SOBRE A PALESTRANTE - A Dra. Fabiana Canda é uma neuropsicóloga especializada em Ludoterapia e Terapia familiar, além de possuir o título de Educadora Parental. Em seu currículo, Fabiana já realizou inúmeras palestras e webinários,

ONDE ASSISTIR - Ainda que não seja mais possível registrar presença, a gravação do webinário está disponível por tempo indeterminado no canal do YouTube da EGP.