Transformação através do Conhecimento: Treinamento de Municípios para a Excelência em Serviços de Água e Esgoto no Paraná 28/07/2023 - 14:43

Neste mês de julho uma abordagem pioneira está ganhando vida no Estado do Paraná: uma série de Oficinas que prometem mudar o panorama da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Secretaria das Cidades (SECID), o Serviço Social Autônomo Paranacidade (vinculado à SECID) e a Secretaria das Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário, em colaboração com a Escola de Gestão do Paraná, lideram esse movimento com a finalidade de qualificar os municípios para a prestação regionalizada de serviços públicos.

Os encontros têm como objetivo oferecer capacitação sobre os seguintes temas: As Vantagens da Prestação Regionalizada dos Serviços; Tarifa Regulada: A Regulação Discricionária x A Regulação Contratual; Questões Jurídico-Institucionais – Marco Regulatório do Saneamento Básico no País e as Alterações Promovidas pela Lei 14.026/2020 / As normas da ANA; e Questões Jurídico-Institucionais – Processos de Regionalização, Regularização Contratual e Serviços Autônomos.

A iniciativa busca promover a troca de conhecimentos e informações essenciais para a prestação eficiente de serviços de água e esgoto em âmbito regional, visando a melhoria e aperfeiçoamento do setor.

A Diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus, ressalta a importância dessa capacitação como um passo significativo para o aprimoramento dos serviços de saneamento básico em todo o estado, impactando diretamente o progresso e a qualidade de vida em cada município paranaense.

Confira no áudio a baixo a fala de Eduardo Pimentel - Secretário de Estado das Cidades do Paraná