Unindo Forças - Iniciativa liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa fortalece medidas de combate à dengue no Paraná 15/03/2024 - 13:26

Uma iniciativa liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa está intensificando as medidas de orientação e ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em cidades do Estado do Paraná. Essas ações incluem mutirões de limpeza e distribuição de materiais para a campanha contra a doença.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (12), foram registradas 34.996 novas notificações, 17.044 casos e 12 mortes de dengue. O Paraná soma agora 222.590 notificações, com 90.972 confirmações e 49 óbitos no período sazonal 2023/2024, iniciado em agosto.

Em um cenário preocupante, praticamente todos os 399 municípios do Paraná, totalizando 397, enfrentam notificações de dengue. Destes, 366 já confirmaram casos da doença, abrangendo quase 92% do estado. A incidência de casos autóctones, transmitidos localmente, atingiu uma taxa alarmante de 697 por 100 mil habitantes. Como resultado dessa situação crítica, 26 municípios já decretaram estado de emergência.

Para reforçar as ações de limpeza e conscientização, haverá uma mobilização conjunta entre o Estado e os municípios no próximo sábado (16). A ação unirá equipes municipais e estaduais, fortalecendo a prevenção e controle da doença, especialmente através da orientação da população para a remoção de criadouros.

A Escola de Gestão do Paraná está promovendo um webinário informativo sobre a dengue, destinado a esclarecer dúvidas dos participantes. Ao participar deste evento, você estará contribuindo diretamente com a valiosa iniciativa liderada pela primeira-dama do Paraná no combate ao mosquito Aedes aegypti. A diretora da escola ressalta a importância da participação de todos na conscientização e prevenção contra a dengue.