Webinário “CÂNCER DE MAMA – Conscientização e Prevenção” discute a importância da detecção precoce e do tratamento do câncer de mama 31/10/2023 - 11:06

Parte da programação do Outubro Rosa do Governo do Paraná,  o simpósio foi feito por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Escola de Gestão do Paraná .

Há mais de duas décadas, outubro se tornou o mês de conscientização sobre o câncer de mama, celebrado internacionalmente como o "Outubro Rosa". Esta campanha global não só destaca a importância da detecção precoce e do tratamento do câncer de mama, mas também inspira a solidariedade, o apoio e a esperança em todo o mundo. 

Com o objetivo de difundir essa conscientização, a Escola de Gestão do Paraná realizou na última sexta-feira (27), um webinário ministrado pelo enfermeiro especializado em Oncologia e Cuidados Paliativos, Alex Alves Camargo. O simpósio também contou com a presença do Chefe da Divisão de Assistência à Saúde, Fabio Nunes Júnior, que introduziu os espectadores ao tema e ao palestrante. “ Muitos especialistas afirmam que após a pandemia muitas pessoas deixaram de lado os procedimentos de precaução e diagnóstico do câncer de mama. Então é importantíssimo estarmos aqui informando e conscientizando”, disse.

O webinar enfatizou métodos de prevenção do câncer de mama fundamentais no diagnóstico precoce de possíveis tumores. Entre as ferramentas de diagnóstico abordadas, as consultas e exames periódicos foram os mais destacados. “Precisamos reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e de realizar o autoexame. O câncer de mama representa a principal causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras. Na esfera global, ele cede lugar apenas para o câncer de pulmão, sendo assim, ele caracteriza um problema de saúde mundial. E isso reforça a importância da conscientização e de buscar os canais de saúde disponíveis, pois quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maiores são as chances de tratamento bem-sucedido”, destacou Alex.

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres. No Paraná, foram estimados 3.650 novos casos. 

A gravação do webinar está disponível no canal da Escola de Gestão no YouTube.

 

GALERIA DE IMAGENS