Webinário sobre Endometriose é destaque da parceria entre a Escola de Gestão do Paraná e o Departamento de Saúde do Servidor 01/03/2024 - 13:10

 O simpósio abordou os principais sintomas e tratamentos da doença.

Seguindo a programação de webinários feitos em colaboração com o Departamento de Saúde do Servidor, a Escola de Gestão do Paraná transmitiu nesta quinta-feira (29) o webinar “Endometriose, um mal evitável?”. O simpósio foi ministrado pelo médico ginecologista Dr. Jacyr Leal, que abordou os principais sintomas do distúrbio, assim como formas de identificar a doença, possíveis tratamentos e prevenções.  

Na abertura do webinário, o Dr. Jacyr explicou como uma paciente pode contrair a endometriose e explicou alguns dos sintomas que podem apontar o aparecimento da doença. “A endometriose é extremamente comum, podendo surgir de forma genética ou hormonal. Tratá-la corretamente previne possíveis complicações e isso faz com que buscar orientação médica seja de extrema importância, pois alguns dos sintomas podem ser mascarados pelo período da menstruação. O diagnóstico deve ser feito de forma clínica, identificando os sintomas mais característicos”, explicou o Dr.

A Endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo, onde as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a sangrar. É fundamental buscar orientação de um profissional de saúde para discutir as opções de tratamento e decidir o melhor curso de ação para a endometriose.

SOBRE O PALESTRANTE - O Dr. Jacyr Leal é médico, ginecologista, obstetra, ultrassonografista e escritor. Estudioso do comportamento humano, sistêmica familiar, psicomotricidade relacional, emotologia, nutrologia e qualidade de vida. Criador do Programa SUPERCONSCIÊNCIA/FAMÍLIA DO FUTURO e autor de diversos livros. Além de conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Paraná.

A TRANSMISSÃO - O simpósio foi transmitido pelo Canal no YouTube da Escola de Gestão, onde a gravação ficará disponibilizada por tempo indeterminado. A certificação do curso poderá ser realizada através da plataforma Moodle, no formato minicurso.

 

GALERIA DE IMAGENS