2023 foi marcado por parcerias estratégicas entre EGP e demais secretarias de Governo do Paraná 14/12/2023 - 13:23

Em meio a um calendário preenchido por diversas parcerias estratégicas, as capacitações sobre a Nova Lei de Licitações foram as de maior destaque no ano

Seguindo uma transformação desde 2019, no início da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP) fortaleceu sua posição estratégica no  Governo do Paraná em 2023, com o atendimento às demandas de todas as secretarias e autarquias, por meio de seus departamentos, responsáveis pela gestão de sistemas em diferentes áreas: recursos humanos, transporte oficial, arquivo público, patrimônio e contratações públicas. Neste aspecto, a atuação da Escola de Gestão do Paraná, departamento da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SEAP, teve seu recorde em 2023: o maior número de certificados emitidos em toda sua história.  

Foram emitidos mais de 72 mil certificados entre os meses de janeiro e novembro, um crescimento de 1.596%, em comparação com o ano de 2019. Esses resultados são consequência de uma série de parcerias estratégicas entre SEAP, via Escola de Gestão, junto aos demais órgãos do Governo do Paraná. “Foi uma nova forma de desenvolver as capacitações da Escola. Algo que possibilitou aprofundamento  em certos assuntos e pastas do governo, expandindo o alcance dos conteúdos disponibilizados pela Escola”, explicou a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus.

gráfico

 

DESTAQUE - Hoje, a Escola conta com 11 eixos de conhecimento, que se dividem entre cursos permanentes e temporários, presenciais, híbridos e a distância, palestras, seminários, congressos webinários e workshops. Dentro do eixo de Sistemas e Legislação,uma parceria estratégica se destacou durante o ano de 2023: a que aconteceu com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A parceria resultou numa série de formações relacionadas à Nova Lei de Licitações n° 14.133/2021, que deram seu pontapé inicial no mês de janeiro. 

Dentro dessas formações, a modalidade que mais teve destaque foram os webinários, que somam mais de 29 mil visualizações. Ao todo foram realizadas 10 transmissões e cada uma delas contou com a presença de um Procurador do Estado do Paraná. “É uma satisfação chegar ao final de um ano e enxergar resultados palpáveis e que refletem na entrega de um serviço público de qualidade para os cidadãos paranaenses. O Paraná foi o primeiro estado a estar pronto para a nova lei de licitações, enquanto estados e municípios correm contra o tempo para se adequar. Enquanto isso, por aqui já estamos batendo recordes de capacitação sobre a temática, sendo referência para todo o país”, celebrou o secretário da Administração, Elisandro Frigo. 

Outro fruto marcante dessa parceria, também desenvolvida com o Departamento de Logística para Contratações Públicas da SEAP,  foi a série de capacitações direcionadas a pregoeiros e agentes de contrato. Ao todo, cerca de 1.130 servidores participaram desses cursos, que incluíram funcionários de todo Paraná. Um dos alunos, André Guilherme dos Santos, do Corpo de Bombeiros, destacou a capacitação continuada da Escola de Gestão como algo que vem para somar. “Já fiz outros cursos da Escola, a maioria voltada para o campo das licitações. É um processo bem completo, como tive que passar por outros cursos antes de poder realizar esse de pregoeiro. Sem dúvida vem para somar dentro do Corpo de Bombeiros”, destacou.
 

A capacitação que bateu recordes 

seguranca_escolar_foto_rdziura-7412.jpg
Curitiba, 21 de junho de 2023 - O governo do Paraná realizou capacitação de monitores de segurança das escolas da rede estadual. O treinamento teórico e prático aconteceu na Unibrasil, em Curitiba. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

 

Outra parceria de destaque no ano foi com a Secretaria de Estado de Educação, junto ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, que possibilitou a realização do curso de Segurança Escolar. O programa foi desenvolvido junto de especialistas em segurança e pedagogos e nele os participantes têm a oportunidade de adquirir habilidades práticas e conhecimentos teóricos fundamentais para a promoção de um ambiente seguro e saudável nas escolas. 

A formação, que é ofertada pela escola desde 2022, bateu o número de 13.226 inscrições em novembro de 2023, tendo emitido cerca de 7.200 certificados. 

Outra capacitação de destaque realizada durante o ano foi a “Jornada BIM PR”, que vem acontecendo desde de agosto deste ano. A parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Logística capacitou em pouco mais de dois meses 968 servidores, passando por cidades como: Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Maringá e Campo Mourão.
 

 

 

GALERIA DE IMAGENS