Congresso de Governança-Pública reúne cerca de 800 servidores e destaca o combate à corrupção 22/11/2023 - 14:25

O evento aconteceu nos dias 20 e 21 de novembro, no auditório Mário de Mari, na sede da Fiep em Curitiba.

Reunindo os esforços da Controladoria-Geral do Estado (CGE-PR) e da Escola de Gestão do Paraná (EGP), o auditório Mario de Mari (da Federação das Indústrias do Estado do Paraná) recebeu nesta semana o primeiro Congresso de Governança-Pública da CGE. O evento reuniu servidores e autoridades do estado do Paraná, totalizando cerca de 800 participantes durante os dois dias.  A programação incluiu o 4º Simpósio Paranaense de Combate à Corrupção e a 2ª Semana de Ouvidoria.

Durante o congresso, a Escola de Gestão ficou responsável pela logística organizacional do evento, garantindo que tudo saísse de maneira fluida. A diretora da EGP, Aline Albano Justus, destacou o papel fundamental da escola no planejamento e na execução do evento. “Nosso trabalho vai além do credenciamento. Garantimos um serviço público de qualidade e políticas públicas que transformam a vida dos cidadãos paranaenses”, relatou.

Durante a abertura do evento, a controladora-geral do Estado, Luciana Silva, introduziu uma homenagem aos 10 anos da CGE. Ela afirmou que, a partir da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, a CGE ganhou corpo e força para oferecer mais que controle interno, sindicâncias e correção administrativa. "Hoje, a CGE é parceira da administração e dos gestores na busca por soluções e no estabelecimento de uma governança responsável e consciente”, declarou.

Vários cursistas da Escola de Gestão marcaram presença no congresso, como Narli Blanco, agente de Compliance Adjunta do Detran-PR, que destacou o papel das capacitações oferecidas pela Escola. “Desde que entrei para o Detran tenho procurado me aperfeiçoar, principalmente quando se trata de um tema novo ou mais profundo. A Escola de Gestão tem oferecido vários cursos em áreas de interesse, inclusive sobre assédio e LGPD ( Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Além de tudo, hoje no congresso também é uma oportunidade para troca de experiências e como o compliance é algo muito novo, essa troca acaba sendo fundamental”, explicou.

PROGRAMAÇÃO

Ainda no primeiro dia de congresso, houve o painel de humanidades, que pautou “Cuidados com a Saúde Mental, reflexões sobre o Dia da Consciência Negra e sobre a violência contra a mulher”. A palestra contou com a presença de Eduardo Filho, coordenador de Igualdade Racial da Secretaria estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. “Poder abordar esse tema, justamente hoje, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é de grande alegria. Poder celebrar a luta e a resistência junto do personagem histórico que é Zumbi dos Palmares. Essa parceria da CGE com a Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, junto da Escola de Gestão, nos deu uma plataforma sem igual”, expôs.

No segundo dia do evento, o  Painel Compliance destacou os fundamentos, a reputação organizacional e os desafios  da atividade. O simpósio foi ministrado pela doutora em Direito, Aldacy Rachid Coutinho, pelo presidente da Comissão de Compliance OAB/Cvel, Alfredo Copetti Neto e pelo procurador do estado do Paraná, Alexandre Barbosa da Silva. Para mais detalhes sobre a programação, clique aqui. 

 

GALERIA DE IMAGENS