Curso destaca uso da inteligência artificial na gestão de contratações públicas

Capacitação promovida pela Escola de Gestão do Paraná, em parceria com a Escola do Legislativo, reuniu mais de 600 participantes e abordou a aplicação da IA em processos de compras e licitações.
Publicação
11/08/2025 - 16:08

Mais de 600 servidores estaduais e municipais participaram, nos dias 7 e 8 de agosto, no Plenário da Assembleia Legislativa, do curso “Inteligência Artificial nos Instrumentos de Planejamento de Contratações”. A capacitação, promovida pela Escola de Gestão do Paraná (EGP) em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, foi transmitida ao vivo e apresentou práticas de aplicação da inteligência artificial na elaboração de Estudos Técnicos Preliminares (ETP), Termos de Referência (TR) e pesquisas de preços, por meio de ferramentas inteligentes.

O secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, afirmou que a iniciativa tem como objetivo modernizar e atualizar o sistema de compras e licitações do Estado. Ele ressaltou que a orientação do Governo do Paraná é promover uma gestão mais moderna, eficiente, econômica e transparente. Segundo ele, “a proposta é capacitar não apenas servidores estaduais, mas também profissionais de prefeituras, autarquias e demais órgãos públicos, fortalecendo a gestão e a transparência nos processos administrativos com o apoio de ferramentas tecnológicas”. Nesse contexto, a ação busca preparar os profissionais que atuam com compras e licitações para o uso da inteligência artificial.

A diretora da EGP, Aline Albano Justus, destacou que a ação contribui diretamente para a qualificação da gestão pública. “A inteligência artificial é uma aliada fundamental no planejamento das contratações. Com esta capacitação, oferecemos aos servidores ferramentas práticas que promovem maior eficiência, transparência e segurança nas tomadas de decisão”, afirmou. Ela ressaltou ainda que a parceria com a Assembleia Legislativa tem se consolidado como um importante meio de qualificação dos servidores públicos, além de ampliar o alcance das capacitações para os municípios. “Temos buscado fortalecer essa parceria porque a Assembleia desempenha um papel essencial no acesso às administrações municipais, o que tem gerado excelentes resultados, especialmente por meio das edições das Assembleias Itinerantes”, concluiu.

O diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, ressaltou a importância de oferecer ferramentas modernas que ampliem a agilidade, a competência e a eficiência na administração pública. “Temos um corpo de servidores muito dedicado, e é essencial garantir que eles tenham acesso a instrumentos que contribuam para o bom funcionamento do Estado, com mais transparência e eficiência”, disse. Ele acrescentou que os cursos em parceria demonstram o compromisso com a qualificação dos servidores e a otimização dos recursos públicos. “Quando conseguimos desenvolver atividades conjuntas, o mesmo investimento que seria usado apenas para capacitar servidores do Executivo também alcança os servidores do Legislativo. Esse espírito de economia permite que continuemos devolvendo recursos ao governo do Estado, que podem ser aplicados em políticas públicas”, explicou.

O curso foi ministrado pelo auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria - Geral da União (CGU), Sérgio Tadeu Neiva Carvalho. “A inteligência artificial é uma ferramenta tecnológica poderosa e inevitável, que já está presente no cotidiano das pessoas. Hoje em dia, quando saímos de casa sem o celular, parece que estamos sem roupa. A inteligência artificial caminha para esse mesmo nível de presença. Ela já está inserida no nosso dia a dia, quando usamos um GPS, por exemplo, ou somos atendidos por um chatbot de operadora. Ainda que de forma tímida, ela já começa a ser incorporada também na administração pública”, explicou. Ele também comparou a incorporação da IA ao surgimento dos computadores nas repartições públicas e destacou que é um caminho sem volta. “Nada é tão forte quanto uma ideia cujo tempo chegou. E o tempo da inteligência artificial chegou”, afirmou.

A capacitação incluiu no conteúdo programático: histórico e ética da inteligência artificial, técnicas de elaboração de prompts generativos, planejamento de contratações com IA, exercícios práticos com foco em ETP, TR e pesquisa de preços, além da aplicação da IA na governança e gestão de riscos.