Escola de Gestão do Paraná certifica mais de 330 participantes durante o Fórum Estadual sobre Saneamento básico 16/10/2023 - 12:47

A ocasião reuniu autoridades e servidores no Canal da Música, em Curitiba.

Aproximadamente 500 participantes, entre servidores estaduais e autoridades, marcaram presença no Canal da Música nesta última terça-feira (10), durante o Fórum organizado em parceria com a Secretaria das Cidades (SECID) e com o Serviço Social Autônomo Paranacidade. A agenda do evento se estendeu ao longo do dia e além da capacitação também recebeu a 6ª Assembleia Geral Extraordinária das Microrregiões de Saneamento e Esgotamento Sanitário, que votou pela prorrogação de contratos com a Sanepar até 2048. 

A Escola de Gestão em parceria com a SECID organizaram uma programação completa para a capacitação. 

O simpósio contou com apresentações realizadas por técnicos da Agepar, que abordaram a importância da implantação, nos municípios, dos Fundos Municipais de Saneamento; e por técnicos da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) dos Planos Regionais de Saneamento. "Iniciamos com a abertura do curso na plataforma, onde o tutor responsável pela capacitação trabalha em conjunto com as secretarias parceiras para concretizar o curso. Em seguida, ocorrem as inscrições, o credenciamento e, por fim, a emissão dos certificados para os cursistas. Todo esse processo está sob nossa supervisão”, esclarece Aline Albano Justus, diretora da Escola de Gestão do Paraná.

Um dos momentos de destaque aconteceu durante a palestra do relator especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos sobre a Água e o Saneamento, Léo Heller. Ao ressaltar o artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Léo defendeu o tratamento de água e de esgoto como um dos direitos fundamentais do ser humano. O artigo afirma que toda pessoa tem direito a um nível de vida digno, que garanta a saúde e o bem-estar de si e de sua família. “Esse direito inclui o acesso à alimentação, vestuário, habitação, assistência médica, serviços sociais e segurança social. O que significa que está implícito o direito à água e condições de saneamento, uma vez que esse direito também protege as pessoas em situações de vulnerabilidade, como desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou perda dos meios de subsistência”, expôs.

A tarde de palestras também contou com as falas de Christian Luiz da Silva, coordenador de Saneamento da Agepar; e Juliana Leithold, especialista em Regulação da Agepar. 

 

GALERIA DE IMAGENS