Parceria de peso: 1º Seminário sobre Violência Política de Gênero recebe mais de 250 servidores 29/02/2024 - 11:05

O simpósio reuniu servidores e autoridades para discutir ações contra a Violência de Gênero no espaço governamental.

Nesta última segunda-feira (26) a Escola de Gestão do Paraná participou da realização do “1º Seminário Violência Política de Gênero: Precisamos Falar sobre Isso”. O evento é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e constituiu diversas palestras e apresentações. Segundo o art. 3° da Lei n° 14.192/2021, considera-se violência política de gênero “toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, obstaculizar ou restringir os direitos políticos da mulher”.

A abertura do evento ficou por conta da Banda Fora de Pauta, grupo formado por servidores do TRE. A apresentação de “Maria, Maria”, música de Milton Nascimento, antecedeu uma recapitulação da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres, do ano passado. Em 2023, o itinerário reuniu mais de 3 mil representantes de 281 municípios, em reuniões voltadas para debate e conscientização de pautas femininas. 

A introdução da mesa de autoridades, feita pelo Presidente do TRE Sigurd Roberto Bengtsson, introduziu as mulheres presentes na solenidade e destacou o comprometimento do TRE com pautas que abrangem a inclusividade. “Claro que temos uma responsabilidade em integrar essa discussão como algo de grande importância. Como o assunto é direcionado às mulheres, meu lugar de fala se torna restrito, então nada mais justo que uma mulher conduza esse evento ”, apontou. 

Em seguida, Sigurd passou o microfone para a Desembargadora Cláudia Cristina Cristofani, 1° Ouvidora da Mulher do TRE-PR, que ficou responsável por conduzir o seminário. “Meus olhos se enchem de alegria em ver tantas mulheres reunidas para debatermos um assunto tão importante. Dialogar sobre vem com o objetivo de sabermos nos portar quando sofrermos ou presenciarmos esse tipo de violência”, acrescentou.  

O evento se estendeu durante todo o dia e reuniu profissionais de todo Estado do Paraná. Para Graceliz Aparecida, Assistente Social do CRAS em Japira (município de 5 mil habitantes), a abordagem do assunto é fundamental para a conscientização da violência de gênero como um direito. “É um assunto realmente difícil de se discutir internamente. Então é de extrema importância desvencilhar o assunto de como se fosse algo particular e pensar nele num aspecto geral, de comunidade, pois é uma necessidade para nós mulheres”, conta. 

Para Jacqueline Barbara de Jesus Leal, chefe de departamento da Secretaria de Assistência Social do município de Jaboti,  a capacitação integra municípios menores a uma pauta de grande relevância. “Esse tipo de capacitação nos ajuda a levar pautas e informações para nossos municípios no interior. Apesar da violência de gênero ser algo corriqueiro para nós mulheres, tratar disso na ponta da política de assistência social acaba sendo um desafio, pois muitas vezes não temos o apoio necessário para isso. Então sair desse evento com uma bagagem mais desenvolvida sobre o assunto acaba ajudando nessas situações”, explica. 

A Diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus, enfatizou a necessidade de capacitar os servidores estaduais para enfrentar os desafios desse tipo de violência. "Presenciar toda essa contribuição entre servidores é magnífico”. Segundo ela, eventos como este são “fundamentais para promover uma cultura de igualdade e respeito."

O seminário se estendeu durante toda a segunda-feira e ofereceu um espaço saudável para debater e discutir questões de gênero e inclusão. Ao todo, foram certificados mais de 250 servidores de todo Estado do Paraná. 

 

GALERIA DE IMAGENS