Reunião do R-20 reforça compromisso com logística reversa e plano de resíduos 13/03/2024 - 12:39

Texto: Agência de Noticias

O R-20 é um órgão consultivo com foco na implantação regionalizada da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. A reunião teve como foco a logística reversa, mas apresentou também questões envolvendo legislação e estratégias de comunicação para educação ambiental.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em parceria com a Escola de Gestão do Paraná, realizou nesta quinta-feira (7) a 18ª Reunião Ordinária do Grupo R-20, em Curitiba. O evento recebeu 149 representantes de municípios e contou também com transmissão online simultânea.

O secretário Valdemar Bernardo Jorge abriu o encontro reforçando a importância do trabalho conjunto para o cuidado com o meio ambiente e agradeceu a presença dos prefeitos e representantes dos municípios. “É ali onde os problemas precisam ser resolvidos. É com essa união entre prefeituras e Estado que a gente vai parar de simplesmente enterrar lixo e fazer uma gestão adequada de resíduos sólidos para cuidar do meio ambiente”, afirmou.

A diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus, destacou a importância da capacitação para os municípios encontrarem as melhores soluções para cada realidade. “Estamos falando em melhoria na gestão de resíduos e não tem como falar disso sem falar em capacitação. Mostramos exemplos sólidos que estão acontecendo dentro de pequenos municípios e que podem ser replicados. Isso é fundamental”, disse.

Aline afirmou que o objetivo é expandir o eixo de educação ambiental dentro da Escola de Gestão durante o ano de 2024. “Queremos, em parceria com a Sedest, disponibilizar cursos online em nossa plataforma para que as pessoas possam se capacitar e ampliar o leque de informações, a fim de que possamos replicar boas práticas ambientais”, complementou.

CASE DE SUCESSO – Durante a manhã, os participantes receberam a visita das mascotes de educação ambiental da Prefeitura de Campo Largo, que animaram a plateia. Esse foi um case de sucesso apresentado pelas servidoras Gabrielle Aymeê de Medeiros Khan e Alessandra Carvalho, que ajudaram na reformulação da identidade visual das campanhas de coleta seletiva do município.

Campo Largo iniciou a coleta seletiva em 2006 e havia criado, por meio de um concurso escolar, uma mascote chamada Reciclão para ajudar nas campanhas de divulgação e de educação ambiental. Com mudanças na cadeia de reciclagem foi necessário uma reformulação, que ocorreu com uma pesquisa junto à população e ações de engajamento nas redes sociais. Assim nasceu a família ECO.

“A ideia foi criar uma família em que cada personagem representa uma parte da coleta: temos a mãe que se chama Biagradável, representando a compostagem, o Natureco, os recicláveis, e o Rejeitinho, que é o menor, representa os resíduos que não podem ser reciclados ou levados à compostagem, além da Priscilha, que representa os resíduos especiais e perigosos, a personificação da logística reversa”, destacou Gabrielle.

Também foram apresentados o Programa Municipal de Educação Ambiental contido no Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Londrina e o encerramento do antigo lixão em Foz do Iguaçu.