Webinário sobre Prevenção do Câncer de Pele: Conscientização e Cuidado 05/12/2023 - 15:23

O simpósio segue a pauta do Dezembro Laranja, reforçando os principais cuidados de prevenção ao câncer de pele.


A Secretaria da Administração e da Previdência, por meio do Departamento de Saúde do Servidor e a Escola de Gestão do Paraná realizou o webinário "Prevenção do Câncer de Pele: Conscientização e Cuidado", com o objetivo de promover a conscientização e disseminar informações essenciais sobre a prevenção eficaz do câncer de pele. O simpósio abordou estratégias de cuidado, detecção precoce e hábitos de proteção, visando informar e promover a saúde dermatológica. Cerca de 300 pessoas acompanharam  a transmissão.  

O responsável por conduzir o webinário foi o médico oncologista, Ermelino Franco Becker, médico com experiência em cirurgia oncológica e perícias médicas, além de professor na Faculdade Evangélica Mackenzie em Curitiba. Ao longo da transmissão, ele explorou tópicos essenciais, como os diferentes tipos de câncer de pele, fatores de risco, sinais e sintomas, técnicas de autoexame e cuidados pós-tratamento. “Dentro da medicina, quando tratamos de prevenção, temos que pensar em informar e contextualizar alguns aspectos e isso inclui o câncer de pele. Grande parte dos dermatologistas isola e trata cada caso de forma única, pois o carcinoma pode variar ”, explicou. 

Ao todo, existem três tipos de câncer de pele: o Carcinoma Basocelular, o Carcinoma Espinocelular e o Melanoma. O especialista destacou a importância de estar atento aos sinais e sintomas que podem indicar a presença do câncer de pele. "Quando falamos sobre sintomas do câncer de pele, é crucial observar as mudanças nas pintas. Se uma pinta aumenta de tamanho, coça ou sangra, é um sinal de alerta que não deve ser ignorado. Além disso, tumores com aspecto semelhante a verrugas, nódulos sobrelevados e avermelhados, bem como manchas mais ásperas, também merecem nossa atenção", ressaltou

A diretora da Escola de Gestão, Aline Albano Justus, enfatizou a importância da iniciativa. “É uma oportunidade única para os servidores públicos ativos e inativos adquirirem conhecimentos essenciais para cuidar de sua saúde dermatológica e promover hábitos saudáveis"

NÚMEROS NO PARANÁ

De acordo com a Secretaria da Saúde do Paraná, para o ano de 2023 são estimados 4.780 novos casos de câncer de pele não melanoma na população masculina e 4.300 na população feminina, totalizando 9.080 novos casos. Já para o melanoma, são estimados 290 novos casos nos homens e 320 nas mulheres, totalizando 610 novos casos para o estado em 2023.

WEBINÁRIO

O webinário foi oferecido para o público geral e sua gravação pode ser encontrada no canal do YouTube da Escola de Gestão do Paraná. A partir de 2024, esse e outros webinários realizados pela Escola de Gestão serão transformados em cursos permanentes e disponibilizarão certificados com carga horária na plataforma da escola.

 

GALERIA DE IMAGENS