Cursos Presenciais

 

 


Curso Presencial para Utilização do Sistema de Gestão do Transporte Escolar (SIGET) - Maringá I

​​Objetivo - Capacitar os servidores municipais quanto ao preenchimento do Sistema de Gestão do Transporte Escolar – SIGET.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Etapas de preenchimento do SIGET

Criação de cadastros

Geração de relatórios

Funcionalidades avançadas da plataforma

Desenho de rotas

PÚBLICO-ALVO

Servidores dos municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Maringá.

DATAS

01/07/2025

HORÁRIO

Manhã: das 09:00 às 12:00 || Tarde: das 13:30 às 17:30

CARGA HORÁRIA

6 horas

LOCAL

Centro Estadual de Educação Profissional de Maringá.

 


PROGRAMA AGENTE DE CIDADANIA – EXPANSÃO PARA A REDE SOCIOASSISTENCIAL

​​Objetivo - Lançamento do Programa Agentes da Cidadania na Rede Socioassistencial, visando capacitar profissionais da rede pública e demais interessados para reconhecer, valorizar e fortalecer a juventude.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

o    Lançamento da Expansão do Programa Agente de Cidadania na rede socioassistencial
o    Mesa: Diversas Juventudes e o Fortalecimento de Vínculos;
o    Apresentação do Programa Agente de Cidadania; e
o    Dialogo sobre as diretrizes, funcionamento do programa, etapas de implantação,  fluxos de execução e responsabilidade de cada ente, procedimentos de adesão ao programa e prazos.

PÚBLICO-ALVO

Prefeitos, secretárias(os) de assistência social, referência técnica para o programa - 3 vagas por município elencados na Deliberação 036/2025 CEAS - PR. Uma inscrição de técnico de referência dos NR e IARAS da SEDEF que coordenam regiões onde o programa será implantado.

DATAS

01/07/2025

HORÁRIO

Manhã: das 09:00 às 12:00 || Tarde: das 13:30 às 17:30

CARGA HORÁRIA

8 horas

LOCAL

Auditório do SEPT da UFPR


OFICINA GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE LOCAÇÃO DE IMÓVEIS – BOAS PRÁTICAS - 3ª TURMA

​​Objetivo -Capacitar servidores dos Núcleos Administrativos Setoriais (NAS) que atuam diretamente nos processos de contratação, fiscalização e gestão de contratos de locação de imóveis.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Lei Federal nº 14.133/2021 – Art 74.

Decreto Estadual nº 10.086/2022

Decreto Estadual nº 6881/2024 - Manual de Procedimentos para Locação de Imóvel;

Modalidade de CHAMAMENTO PÚBLICO – visando a prospecção do mercado imobiliário;

Contratação por inexigibilidade;

Apresentação de Estudos de Casos;

Oficina prática com os grupos (busca de soluções de situações problemas apresentados)

Apresentação entre os grupos (dinâmica).

PÚBLICO-ALVO

Servidores efetivos e ocupantes de cargos em comissão dos Núcleos Administrativos Setoriais (NAS) envolvidos com a gestão de locações de imóveis..

DATAS

11/07/2025

HORÁRIO

manhã das 08h às 12h

CARGA HORÁRIA

4 horas

LOCAL

Palácio das Araucárias, sala 01 – térreo.


OFICINA GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE LOCAÇÃO DE IMÓVEIS – BOAS PRÁTICAS - 2ª TURMA

​​Objetivo -Capacitar servidores dos Núcleos Administrativos Setoriais (NAS) que atuam diretamente nos processos de contratação, fiscalização e gestão de contratos de locação de imóveis.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Lei Federal nº 14.133/2021 – Art 74.

Decreto Estadual nº 10.086/2022

Decreto Estadual nº 6881/2024 - Manual de Procedimentos para Locação de Imóvel;

Modalidade de CHAMAMENTO PÚBLICO – visando a prospecção do mercado imobiliário;

Contratação por inexigibilidade;

Apresentação de Estudos de Casos;

Oficina prática com os grupos (busca de soluções de situações problemas apresentados)

Apresentação entre os grupos (dinâmica).

PÚBLICO-ALVO

Servidores efetivos e ocupantes de cargos em comissão dos Núcleos Administrativos Setoriais (NAS) envolvidos com a gestão de locações de imóveis.

DATAS

09/07/2025

HORÁRIO

manhã das 08h às 12h

CARGA HORÁRIA

4 horas

LOCAL

Palácio das Araucárias, sala 01 – térreo.


OFICINA GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE LOCAÇÃO DE IMÓVEIS – BOAS PRÁTICAS - 1ª TURMA

​​Objetivo -Capacitar servidores dos Núcleos Administrativos Setoriais (NAS) que atuam diretamente nos processos de contratação, fiscalização e gestão de contratos de locação de imóveis.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Lei Federal nº 14.133/2021 – Art 74.

Decreto Estadual nº 10.086/2022

Decreto Estadual nº 6881/2024 - Manual de Procedimentos para Locação de Imóvel;

Modalidade de CHAMAMENTO PÚBLICO – visando a prospecção do mercado imobiliário;

Contratação por inexigibilidade;

Apresentação de Estudos de Casos;

Oficina prática com os grupos (busca de soluções de situações problemas apresentados)

Apresentação entre os grupos (dinâmica).

PÚBLICO-ALVO

Servidores efetivos e ocupantes de cargos em comissão dos Núcleos Administrativos Setoriais (NAS) envolvidos com a gestão de locações de imóveis.

DATAS

07/07/2025

HORÁRIO

manhã das 08h às 12h

CARGA HORÁRIA

4 horas

LOCAL

Palácio das Araucárias, sala 01 – térreo.


OFICINA SOBRE AS DIRETRIZES NACIONAIS DE DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO DA INFECÇÃO PELO HIV, DAS HEPATITES VIRAIS, DA SÍFILIS E DE OUTRAS IST

​​Objetivo -Capacitar multiplicadores sobre as Diretrizes Nacionais de Diagnóstico e Monitoramento da Infecção pelo HIV, das Hepatites Virais, da Sífilis e de outras IST

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Aconselhamento em IST/aids/ Hepatites B e C
- Aspectos Clínicos: HIV/aids, Sífilis e outras IST, Hepatites B e C
- Sigilo, ética e confidencialidade
- Conceitos de Escuta Ativa
- Técnicas de Comunicação
- Avaliação de Risco e Vulnerabilidades
- Estratégias de Prevenção Combinada (Gel Lubrificante, Preservativos masculino e feminino, PEP e PrEP, etc)
- Biossegurança, Fluxogramas, Portarias, Notas Técnicas e Manuais dos Testes Rápidos (TR)
- Sistema de Controle e Logístico de Insumos Laboratoriais dos TR (SISLOGLAB)
- Avaliação Externa de Qualidade dos Testes Rápidos (AEQ TR)
- Fluxograma de Notificação de Intercorrências com TR
- Prática de Laboratório dos TR para HIV, Sífilis, Hepatites B e C e Auto Teste HIV

PÚBLICO-ALVO

Enfermeiros, farmacêuticos e colaboradores

DATAS

Turma - 03 de julho de 2025
Turma - 04 de julho de 2025

HORÁRIO

 09h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00

CARGA HORÁRIA

8 horas

LOCAL

Secretaria Municipal de Educação


II ENCONTRO DE GESTORES E FISCAIS DE CONTRATOS DA SESA-PR

​​Objetivo -Fomentar debates e capacitar os servidores/colaboradores da SESA acerca do tema gestão e fiscalização de contratos, de bens e serviços comuns, com foco na aplicação prática além da formação teórica

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Gestão e fiscalização de Contratos como Responsabilidade Social
2. Papel, Limites e Responsabilidades dos Atores na Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos
3. PAAR na gestão e fiscalização de contratos administrativos
4. Sistema SIAFIC como ferramenta para fiscalização de contratos
5. Processos de trabalho padronizados da Divisão de Contratos
6. Instrumento de Mensuração de Resultado (IMR) em serviços continuados com foco em contratos de postos terceirizados
7. Riscos Contratuais na Lei n. 14.133/21
8. Governança e Fiscalização de Contratos sob a Perspectiva do Controle Externo
9. Cláusulas econômicas e de prazo na nova Lei de Licitações

PÚBLICO-ALVO

Servidores e colaboradores da SESA-PR e convidados

DATAS

03 e 04 de julho de 2025

HORÁRIO

 09h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00

CARGA HORÁRIA

12 horas

LOCAL

Salão de Atos do Parque Barigui


CAPACITAÇÃO: PROGRAMA CUIDA MAIS PARANÁ

​​Objetivo -Capacitar os coordenadores e profissionais para para executar o Programa Cuida Mais Paraná: promoção do envelhecimento ativo e saudável por meio da prática de atividades físicas e de estimulação cognitiva com pessoas idosas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Deliberação do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa 035/2024;

Metodologia do Programa Cuida Mais Paraná;
Estratégias de atenção à saúde da pessoa idosa no Paraná;
Aspectos sociodemográficos e epidemiológicos do envelhecimento;
Funções Cognitivas e Neuroplasticidade: Atividades Estruturadas no treino cognitivo.

PÚBLICO-ALVO

Coordenadores e profissionais que executarão o programa Cuida Mais Paraná nos municípios contemplados pela deliberação 035/2024.

DATAS

01 e 02 de julho de 2025.

HORÁRIO

 manhã das 08h30 12h

 tarde das 13h às 17h 

CARGA HORÁRIA

12 horas

LOCAL

Auditório Mario Lobo – Palácio da Araucárias; Endereço: Rua Jacy Loureiro de Campos, 6 – Centro Cívico – Curitiba – PR, CEP 82590-300.

 

 

INTEGRAÇÃO FUNCIONAL - PRESENCIAL

​​Objetivo - Capacitar os novos servidores do Estado do Paraná, apresentando a estrutura organizacional e os principais processos administrativos, previdenciários e tecnológicos da gestão pública estadual. O curso abordará temas como regime previdenciário, movimentação e desenvolvimento na carreira, contratações e gestão patrimonial, bem como segurança da informação e inovações tecnológicas, garantindo uma visão abrangente e integrada do funcionamento do Estado.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Apresentações Institucionais e Plataformas
    Apresentação da SECOM, SICOM e legislação relacionada.
    Direcionamento para sites, redes sociais, Portal RH (SEAP) e aplicativo SOUPARANA.
2. Recursos Humanos e Vida Funcional
    Estrutura do RH e Previdência, vida funcional, movimentação de servidores, direitos e deveres (Lei 6.174/70), desenvolvimento na carreira.
3. Previdência e Aposentadoria
    Regime Próprio (PARANAPREVIDÊNCIA), regras para benefícios, cálculos de aposentadoria/pensão, regime complementar e programa de pré-aposentadoria.
4. Gestão de Contratos e Terceirizações
    Contratação com dedicação exclusiva de mão de obra, serviços terceirizados (ex: vigilância, internet), fiscalização de contratos (regras, aditivos, reajustes).
5. Núcleo de Apoio Setorial (NAS)
    Competências, contratações (dispensa e inexigibilidade), papel no PCA e nos contratos de terceirizados, documentação, patrimônio e frota.
6. Patrimônio Público
    Estrutura do Departamento de Patrimônio, gestão de bens imóveis e móveis, boas práticas de conservação e manutenção.
7. Saúde do Servidor e Perícia
    DGDP (atribuições, projetos, regulamentações), critérios de atestados, ato médico e soberania pericial, ações como ginástica laboral e meditação guiada.
8. Planejamento e Gestão Pública
    PPA, Plano de Governo, PCA-E, planejamento setorial e territorial, apoio ao planejamento municipal, captação de recursos e parcerias do Paraná.
9. Tecnologia e Segurança da Informação
    Fundamentos de cibersegurança, políticas internas, tendências em TI e boas práticas no uso da tecnologia.
10. Temas Transversais e Legislação
    LGPD, assédio moral e sexual, estrutura organizacional do Estado, DECON (atribuições e nova Lei de Licitações), CGE e legislação complementar.

PÚBLICO-ALVO

Servidores que estão assumindo o concurso de 2024

DATAS

30 de junho, 01, 02 e 03 de junho de 2025

HORÁRIO

13h30 às 16h30

CARGA HORÁRIA

32 horas

LOCAL

Canal da Música