Arquivo Público divulga vídeo que mostra processos de conservação de documentos
28/10/2021 - 15:58

O Departamento de Arquivo Público do Paraná (Deap) publicou nesta semana um vídeo que mostra detalhes de processos realizados na Seção de Preservação e Conservação explicando algumas das técnicas e materiais utilizados no reparo de documentos de seu acervo.

Antônio Moreira Neto, que trabalha no setor, ressalta a necessidade de ter um cuidado especial com essa documentação, utilizando colas e papéis especiais, como o papel japonês, feito de fibras de alta qualidade e de natureza quimicamente neutra, e colas com características de reversibilidade, que pode ser retirada se necessário.

“O serviço realizado na Seção de Preservação e Conservação visa salvaguardar ou recuperar as condições físicas dos documentos, prevenindo danos e minimizando a deterioração dos mesmos”, diz.

Como o vídeo mostra, outra atividade na Seção é a confecção de acondicionamento das documentações. O acondicionamento adequado é um dos principais fatores para a conservação dos documentos, que precisam ser protegidos. Além disso, materiais como espátula térmica e dobradeira de osso são essenciais nos processos, assim como profissionais preparados, que vão garantir as condições dos documentos que manejam.

“A importância da preservação é garantir que os documentos tenham um ciclo de vida maior para atender a demanda de seus usuários, principalmente no caso dos documentos históricos que se tornam a memória da sociedade, e também para preservar o acervo documental da administração pública do Estado”, afirma Neto.

Além do vídeo, o Deap, por meio do projeto Documentos do Mês, também divulga informações importantes de seu acervo, que conta fatos sobre a história do Paraná e, em alguns casos, do Brasil. Para ter acesso ao projeto e maiores informações, visite o site do Arquivo Público do Paraná.

SERVIÇO - O Deap fica em Curitiba, na Rua dos Funcionários, 1.796, no bairro Cabral. Abre para atendimento ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. O atendimento ocorre de forma remota e presencial.

O interessado pode entrar em contato por telefone ou e-mail (consultasai@deap.pr.gov.br| biblioteca@deap.pr.gov.br | (41) 3352-2299) ou comparecer ao local. Para pesquisar presencialmente é necessário agendar previamente, via e-mail.

Confira o vídeo abaixo (após a foto):

Últimas Notícias