Biblioteca Mbá de Ferrante

A Biblioteca Mbá de Ferrante é vinculada à Seção de Documentação Permanente, especializada em História do Paraná e áreas afins.
O acervo bibliográfico é utilizado como apoio para os técnicos do Arquivo Público do Paraná e demais servidores do Estado, bem como para o trabalho de pesquisadores em geral, disponibilizado por meio de consulta local.
Atende também cópias dos Diários Oficiais, Documentos Oficiais do Estado tais como Leis, Decretos e Constituições na esfera estadual.

Acervo
O acervo é composto por livros, anais e periódicos, doados por instituições diversas, tais como arquivos, bibliotecas, centros de documentação, museus, institutos de pesquisa e universidades. Inclui teses, dissertações e monografias produzidas por pesquisadores que recorreram ao acervo documental do Arquivo Público do Paraná.

Homenagem à Mbá de Ferrante

O espaço é uma homenagem póstuma ao jornalista, advogado e ex-diretor do DEAP, Mbá de Ferrante, pelos relevantes serviços prestados ao Arquivo Público e ao Estado do Paraná. Ele esteve à frente do DEAP por 30 anos ininterruptos, de 1956 a 1987, e dedicou-se com afinco à preservação da memória administrativa do Estado. Implantou no DEAP o processo de microfilmagem para armazenamento e preservação dos documentos. Com o incêndio ocorrido no prédio do Departamento, em 1989, a memória institucional do Estado foi recuperada graças à microfilmagem feita por Mbá. Entre eles, relatórios de presidentes de Província do Estado e livros de instruções públicas do século XIX. A cerimônia de inauguração foi em 23 de outubro de 2013 e teve a presença de familiares do homenageado, representantes das Secretarias de Estado da Administração e da Previdência e da Secretaria de Cultura e de servidores do DEAP que, por meio de um trabalho realizado em conjunto com a direção do arquivo, reproduziram o ambiente de trabalho do ex-diretor. No mesmo local há uma exposição sobre a vida e a obra de Mbá De Ferrante.


Funcionamento:
De segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.
Informações: (41) 3521-9100

E-mail: biblioteca@seap.pr.gov.br