Registro de Imigrantes
O Arquivo Público do Paraná tem aproximadamente 100.000 registros de imigrantes oriundos dos desembarques no Porto de Paranaguá, entradas em hospedarias e em núcleos coloniais existentes no território da província do Paraná entre os anos de 1876 a 1879 e 1885 a 1896.
As informações aqui fornecidas (nome, sobrenome, nacionalidade, data de registro e livro) auxiliam a busca pelos dados completos, que podem ser encontrados nos livros originais. Cabe ressaltar que a grafia dos nomes e sobrenomes registrados nos livros originais apresenta por vezes discrepâncias, fato que deve ser levado em consideração no momento da pesquisa.
Consultar Registro de Imigrantes
Esta parte do acervo do Setor de Documentação Permanente do DEAP é alvo de interesse, principalmente, daqueles que fazem pesquisa sobre a genealogia de suas famílias ou para complemento documental em processos de dupla cidadania.
Além disso, nossas pesquisas não se limitam aos registros expostos neste banco de dados disponível no site. O Setor de Documentação Permanente conta com outros fundos complementares que auxiliam na ampliação da informação e na possibilidade de encontrar famílias, por exemplo, que estão fora do recorte temporal supracitado. A ampliação dos dados é realizada cotidianamente por nossa equipe e está disponível para a comunidade. O Arquivo Público do Paraná publicou o Catálogo de Documentos Referentes a Imigrantes no Estado do Paraná (1861 - 1984) e o Catálogo de documentos: ofícios e requerimentos referentes a imigrantes no Estado do Paraná (1854-1902), com o intuito de facilitar a pesquisa e o acesso aos pesquisadores.
Catálogo de Documentos Referentes a Imigrantes no Estado do Paraná (1861 - 1984)
Para o aprofundamento da pesquisa e demais dúvidas acerca da documentação presente em nossa instituição, envie um e-mail para consultasai@seap.pr.gov.br, entre em contato pelo telefone (41) 3521-9100 ou venha presencialmente ao Arquivo Público, mediante agendamento prévio. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.
As respostas e solicitações são essencialmente encaminhadas por e-mail.
Seguimos a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) que dispõe sobre o direito de acesso à informação e sua restrição. Sendo assim, o prazo de resposta às solicitações é de 20 dias, podendo se estender por mais 10 dias caso seja necessário. Respondemos as demandas seguindo uma ordem cronológica.