Programa de Gestão de Documentos

O Programa de Gestão de Documentos do Estado do Paraná (PGD), é uma atividade específica da Seção de Gestão da Informação (SGI) do Departamento de Arquivo Público (DEAP).

Pelo PDG é transmitido os processos da Gestão de Documentos, essa gestão é o conjunto de procedimentos técnicos e operacionais referentes às atividades de produção, tramitação, classificação, avaliação e arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento à guarda permanente.

O PGD se estrutura por meio das equipes de trabalho, denominadas Comissões Setoriais de Avaliação de Documentos (CSAs), formadas por órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual. No Paraná o Decreto 3.575/2011 publicado em Diário Oficial do Estado nº 8622 de 03/01/2012, dispõe sobre a designação das CSAs para a gestão documental da Administração Direta - Secretarias e Órgãos e a Administração Indireta - Entidades e Órgãos do Poder Executivo do Governo.

As CSAs são supervisionadas pelo DEAP, onde recebem orientações para elaborar e revisar os instrumentos técnicos, tais como: Códigos de Classificação de Documentos e Tabelas de Temporalidade de Documentos das atividades-fim de seu órgão correspondente. Onde as equipes avaliam os documentos e dão os encaminhamentos necessários para guarda permanente ou eliminação dos documentos, por meio da aplicação das Tabelas de Temporalidade.

Manual de Gestão de Documentos      Formulários

Informações: (41) 3352-2299

E-mail:  Gilberto Martins Ayres – gilberto.ayres@deap.pr.gov.br

             Denise Cristina Mansur – denise@deap.pr.gov.br