Arquivo Público lança Catálogo de documentos referentes a imigrantes no Estado do Paraná (1861‑1984) 12/04/2023 - 13:46

Há alguns anos, a principal demanda de pesquisa do Arquivo Público é em relação a registros de imigrantes.

O banco de dados presente no site é uma grande ferramenta criada para auxiliar a pesquisa, dando autonomia de busca aos pesquisadores.

No entanto, na última década viu-se a necessidade de atualizar essa banco de dados, criando instrumentos de pesquisa de outros livros referentes a imigrantes, dispostos em dezenas de planilhas eletrônicas. Recentemente, essas planilhas foram revisadas e elaborou-se um Catálogo de documentos referentes a imigrantes no Estado do Paraná, que foi dividido em dois volumes.

Esses volumes estão disponíveis no site, na aba Publicações.

O intuito desses catálogos é facilitar a pesquisa, complementando o banco de dados presente no site e trazendo autonomia ao pesquisador.

São 43.475 novos registros contemplados, com informações sobre naturalizações, contas-correntes, registros de lotes urbanos, matrículas de imigrantes em colônias paranaenses, entre o período de 1861 e 1984.

Sugerimos procurar pelo seu antepassado ou pessoa de interesse considerando possíveis variações na grafia, que eram muito comuns na época.

Caso encontre algum registro que lhe interesse, é só nos informar por email (consultasai@seap.pr.gov.br) o nome/sobrenome, número do livro e da página/ordem.

Essa documentação, por ser bastante solicitada, está praticamente toda digitalizada.

Aproveite!