DOCUMENTO DO MÊS: Cartão telefônico 15/12/2022 - 16:34

O cartão telefônico é uma tecnologia que surgiu no final do século XX para substituir as antigas fichas telefônicas utilizadas nos aparelhos de telefonia pública do Brasil, conhecidos como ‘orelhões’.

Em 1992, durante o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos- SP, foi apresentado o primeiro cartão telefônico brasileiro do tipo indutivo para uso no telefone público, sendo oficialmente implantado na Eco-92, Conferência Mundial da ONU sobre o meio ambiente. Os cartões possuíam no mínimo vinte créditos, e cada crédito permitia dois minutos de conversação para um telefone fixo local.

A telecartofilia é o ato de colecionar estes cartões, hobby popular no Brasil de 1994 até o início da década de 2010, pois eram fáceis de serem obtidos, com temas variados e ilustrações atraentes. Existem vários tipos de coleções: cronológica (data de emissão), por séries (conjunto de dois ou mais cartões seguindo o mesmo padrão), por assunto, histórico (cartões comemorativos), de publicidade ou mídia (propaganda).

Em 2005, a empresa Brasil Telecom foi responsável pela distribuição dos cartões telefônicos comemorativos dos 150 anos do Arquivo Público do Paraná, de 40 créditos, com tiragem de 109.100 exemplares.

Em 2010 a instituição, em parceria com a empresa de telefonia Oi, lançou o cartão comemorativo pelos 155 anos de história do Arquivo, de 20 créditos, com a tiragem de 5 mil exemplares para circulação por um período de dois meses na região sul do país.

O lançamento desses cartões comemorativos foi realizado na sede do Arquivo Público e fazem parte do acervo do Fundo Arquivístico PB005 denominado Arquivo Público do Paraná.

 

Fontes:

Boletim Deap Informa, fevereiro 2010

CARTÃO Telefônico. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cart%C3%A3o_telef%C3%B4nico>. Acesso em: 13 dez. 2022.

TELECARTOFILIA. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Telecartofilia>. Acesso em: 13 dez. 2022.