DOCUMENTO DO MÊS: Cinquentenário da imigração polonesa no Paraná 24/06/2022 - 09:46

O Arquivo Público do Paraná possui em seu acervo variados tipos de documentos, em sua maioria textual, mas também guarda documentos cartográficos e iconográficos. Alguns fundos privados possuem um expressivo acervo fotográfico, como por exemplo, os fundos da Cecília Westphalen, Moysés Lupion, Ruy Wachowicz, entre outros.

O fundo do historiador Ruy Wachowicz (PI 014) é constituído de documentação manuscrita, audiovisual, sonora e do fotografias. Descendente de poloneses, ele dedicou grande parte da sua pesquisa à imigração polonesa na região do Paraná. Wachowicz foi professor, pesquisador e historiador e acumulou ao longo de sua trajetória profissional um rico acervo fotográfico, o qual significa ao mesmo tempo, fonte de pesquisa, preservação da memória de um povo e a coleção de recordações pessoais.

Seu esforço foi o de buscar popularizar a história local, publicando livros e artigos de grande relevância para a história do Paraná.

O livro Imagens do Trabalhador Imigrante no Sul do Brasil – Os poloneses do acervo Ruy Christovam Wachowicz – publicado em 2007 pelo Arquivo Público, contempla o acervo iconográfico do professor que, ao colecionar fotos durante suas pesquisas de campo, valorizou a fotografia como documento histórico. Muitas fotografias eram familiares, por retratarem a sua própria história: a imigração dos poloneses ao Paraná serviu de referência e fonte de informação em seu trabalho.

 

A fotografia escolhida para este Documento do Mês é de 1922 e registra o evento de comemoração dos 50 anos da imigração polonesa no Paraná, na região de Thomaz Coelho (Araucária). .

Cinquentenário da imigração polonesa no Brasil: no centro, sentados, o padre B. Bayer e o cônsul R. Misake, 1922, Tomás Coelho, Paraná.
Cinquentenário da imigração polonesa no Brasil: no centro, sentados, o padre B. Bayer e o cônsul R. Misake, 1922, Tomás Coelho, Paraná.

 

Referência: IMAGENS DO TRABALHADOR IMIGRANTE NO SUL DO BRASIL: os poloneses do acervo Ruy Christovam Wachowicz. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado do Paraná, 2007.