DOCUMENTO DO MÊS: Departamento Estadual de Estatística 27/05/2022 - 14:21

Nesse mês apresentaremos o fundo documental do Departamento Estadual de Estatística – DEE (PB044), em homenagem ao Dia do Estatístico que ocorre em 29 de maio.

A origem do DEE remonta ao antigo Departamento do Arquivo Público, Estatística e Impressa Oficial, criado em 06 de dezembro de 1934, sob o decreto nº 2551. Em 1937, tornou-se Departamento de Estatística e Publicidade, passando a funcionar como Repartição Central de Serviços de Estatística do Estado, subordinado à Secretaria de Interior e Justiça. Sob o Decreto-lei nº 9.164, de 26 de outubro de 1939, foi estabelecido que os serviços de estatística seriam coordenados pelo Departamento Estadual de Estatística – DEE, subordinado à Secretaria do Interior e Justiça, e filiado para todos os efeitos ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 1974, sob a Lei nº 6.636, de 29 de novembro, foi transformado em Órgão de Regime Especial, subordinado à Secretaria de Estado do Planejamento. Tinha como atribuição elaborar informações estatísticas e análises sobre a realidade socioeconômica paranaense, além de subsidiar o sistema de planejamento econômico e social do Estado.

Em 03 de junho de 1987, outra mudança ocorreu: o DEE foi extinto, passando suas atribuições, pessoal e patrimônio para o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES, entidade da administração indireta vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral.

Este fundo é constituído de documentação impressa e datilografa, datada de 1938 a 1986, contendo quadros estatísticos de exportação geral do Estado, importação por vias internas, comércio por cabotagem, comércio exterior (importação e exportação), comércio interestadual, transmissão de imóveis, hipotecas, comercialização classificada segundo a mercadoria, origem e via de transporte, relatórios e planos de ação.

Separamos as capas de duas publicações do DEE para ilustrar este fundo, as quais seguem abaixo: