DOCUMENTO DO MÊS: Dia da Bandeira 18/11/2022 - 13:23

O Dia da Bandeira, comemorado anualmente no dia 19 de novembro, é uma homenagem à bandeira brasileira, criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Esse evento resultou na queda da monarquia e a implementação da forma de governo republicana.
 

Com a Proclamação da República, tornou-se necessária a substituição dos símbolos nacionais que remetessem à monarquia. Sendo assim, no dia 19 de novembro, quatro dias após a proclamação, a nova bandeira foi apresentada e oficialmente adotada como bandeira nacional e essa data foi escolhida como o Dia da Bandeira. A nova bandeira foi adotada a partir do Decreto nº 04, assinado pelo presidente provisório Deodoro da Fonseca.
 

As cores apresentadas na bandeira, como sabemos, são o verde, amarelo, azul e branco.
A Bandeira Nacional é considerada um símbolo nacional e a frase que consta na bandeira, “Ordem e Progresso”, foi inspirada em uma frase do positivista Augusto Comte. A frase era: “O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”.
As estrelas da bandeira correspondem a cada um dos estados brasileiros e ao Distrito Federal.
 

Como documento do mês, foi escolhido um trabalho escolar com um desenho alusivo à data, feito por um aluno de classe de 1° ano e relatado por uma professora estagiária em seu caderno de atividades escolares no ano de 1969.

 

O documento pertence ao fundo público da Secretaria de Educação e Cultura (PB024), que é constituído por relatórios, atas, diários de classe, planos de atividades, planejamento de aulas, relatórios de estágios, cadernos de alunos, provas, processos de criação de escolas, estatísticas de escolas particulares primárias, ata de assinatura de convênio e ata de lançamento da pedra fundamental do Museu Paranaense. Constam, ainda, documentos iconográficos e documentos da Escola Técnica de Comércio de Paranaguá, um livro com pedido de autorização para funcionamento da Faculdade Estadual de Arquitetura e Urbanismo, etc.

 

relato da professora sobre a tarefa escolar
Desenho alusivo à bandeira do Brasil e o relato da professora acerca da atividade escolar

 

PB024. Cx5, Pct 5, caderno azul.

 

Fonte: 19 DE NOVEMBRO – Dia da Bandeira. Disponível em : <https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-bandeira.htm> Acesso em: 03/11/2022.