DOCUMENTO DO MÊS: Eclipse solar 10/03/2022 - 12:02

Um eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua se posiciona entre o planeta Terra e o Sol, formando uma sombra em uma faixa da superfície terrestre, fazendo com que essa área fique momentaneamente escura ou com visualização parcial. Há quatro tipos de eclipses solares: o total, parcial, anelar e híbrido.

(Fonte: Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/eclipse-solar.htm> Acesso em: 09 mar. 2022).

Em 1865, o Dr. Alexandre Bousquet, Delegado da Legação de França no Brasil e Vice- Consul da França no Paraná, relata ao Presidente da Província a chegada de um navio francês para observar o eclipse solar na praia de Camboriú, Santa Catarina. O fenômeno é considerado relevante a ponto de motivar um ofício. Segue a transcrição do documento:

 

 

Ilmo e Exmo Snr

             Tenho a honra de communicar á V. Excia, que, hoje, ás 4 da tarde, entrou n’este porto, a Corveta a hélice de Guerra, Lamothe Piquet, da Armada Imperial de França, commandada pelo Capitão de Fragata, Emile Mouchet; - vem a bordo uma commissão scientifica Brazileira, composta de 5 pessoas e presidida pelo Exmo Snr Conselheiro Antonio Manoel de Mello; – essa commissão tem por fim observar, em Cambriú, perto de Itajahy, o eclipse de sol de 25 d’este mez.

Achase tambem a bordo, o Dr. Conde de Beaumont, membro da Legação de França, no Brazil.

              A Corveta munta 4 peças d’artilheria.

             Sirva-se V. Excia permitirme renovar aqui, os protestos de minha alta edistincta consideração.

Paranaguá, 9 de Abril de 1865.

Ilmo e Exmo Doutor André Augusto de Padua Fleury, Dignissimo Presidente desta Provincia

O Delegado da Legação de França, no Brasil

Vice-Consul de França, no Paraná

Dr. A. Bousquet

 

 

Referência – AP 204 – Livro de Ofícios ao Presidente da Província do Paraná – Ofício do Delegado da Legação da França no Brasil e Vice-Consul da França no Paraná em 9 de abril de 1865 - p. 42 – BR PR APPR PB 001